O que fazer para as crianças conseguirem aguentar uma viagem de avião

Irrequietos por natureza, os mais pequenos têm, por vezes, dificuldade em permanecer quietos durante um voo. Mas existem formas de os entreter...

Num mundo global como o de hoje, as deslocações de avião banalizaram-se. Apesar da mudança de paradigma, viajar com crianças continua a ser uma dor de cabeça para muitos pais. Para lhes facilitar a vida, muitas companhias de aviação, como a Emirates e a easyJet, reuniram uma série de recomendações que se podem revelar muito úteis. Antes, durante e até depois do voo.

Estes são alguns dos principais cuidados que deve ter:

- No aeroporto, quando viajar com crianças pequenas, tire partido da prioridade nas filas. Algumas companhias têm mesmo balcões de check-in exclusivos para famílias.

- Aproveite as salas de pais e bebés que os lounges de muitos aeroportos oferecem para mudar de roupa ou dar de comer ao seu pequeno viajante. As crianças podem também aproveitar os vídeojogos que muitos deles disponibilizam.

- Adquira uma mala com rodinhas para a criança carregar. Existem no mercado modelos originais e surpreendentes que os mais pequenos adoram.

- A bordo, pergunte se a companhia de aviação dispõe de kits infantis gratuitos. Alguns deles têm fraldas, bibes e toalhetes, o que lhe facilita a vida.

- Normalmente, são logo entregues no início da viagem mas, caso isso não aconteça, peça aos assistentes de bordo se têm brinquedos e brindes para os mais pequenos. Uma brincadeira nova mantém o interesse das crianças por mais tempo.

- Para banir o tédio, muitas companhias de aviação dispõem de entretenimento a bordo. Uma forma de entreter os mais pequenos a que pode recorrer. Se a que escolheu não dispõe deste tipo de serviços, pode sempre recorrer a um leitor de DVD portátil, a um tablet ou ao telemóvel.

- Muitos especialistas sugerem brincadeiras com plasticina ou a colagem de autocolantes durante a viagem. Adquira uma caderneta de cromos ou reúna uma série de autocolantes e desafie a criança a colá-los numa bola ou noutro objeto que possam transportar.

- Tenha sempre água à mão para o caso dos seus filhos terem sede. Como a vontade tende a ser repentina, se não os fizer esperar não os vai desassossegar.

- Se viajar durante a noite, leve um pijama. Se estiver com ele vestido, psicologicamente a criança ficará mais calma e conseguirá dormir melhor e durante mais tempo, além de descansar mais.

- A aproximação à pista e a aterragem podem fazer doer os ouvidos dos mais pequenos. Peça rebuçados aos assistentes de bordo ou leve guloseimas para acalmar as crianças. Os chupas são uma boa opção. No caso dos bebés, um biberão com água é suficiente.

artigo do parceiro:

Comentários