Livros para todas as idades

Saiba como escolher o mais adequado para o seu filho

Os livros podem ser de embalo, de interações ou de descobertas sensoriais. Podem ser histórias curtas, longas, simbólicas ou temáticas.

Podem ser de pano, de capa mole ou capa dura, grandes ou pequenos. Enfim, os livros são, sem dúvida, variados e feitos para todas as idades.

Neste artigo, fique a conhecer os livros mais adequados a cada faixa etária e aprenda a fazer a escolha certa na hora de entreter ou embalar o seu filho. Com a ajuda da psicóloga Ana Mourato, especialista em educação e leitura, preparámos um guia que lhe diz qual o livro ideal para cada idade, de acordo com as necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento infantil.

Até aos cinco meses

A especialista Ana Mourato recomenda para estas idades, em que o bebé está a vivenciar as primeiras experiências sensoriais, mini-histórias e canções de embalo que devem ser idealmente contadas e/ou cantadas pela voz da mãe ou da pessoa cuidadora.

A partir dos seis meses

Se o seu bebé se encontra nesta faixa etária, opte por comprar livros interativos de pano com cor, sons e ilustrações claras. «Estes livros devem ter características físicas que permitam que a criança os coloque na boca, sem perigo», recomenda a especialista. Ana Mourato aconselha também os livros que apresentam uma outra forma, por exemplo, a de um animal, para que o bebé possa abraçá-lo sem se magoar ou com o qual possa adormecer e até passar por cima ao gatinhar.

A partir dos 12 meses

Quando o seu bebé completa um ano, já pode escolher para ele livros interativos, com elementos que se podem esconder e fazer aparecer e com mini-contos com princípio, meio e fim. Mas, atenção, estes livros devem ser pequenos (fáceis de pegar pelo bebé), de pano ou cartonados. «Os contos que remetem para o dia a dia do bebé são muito bem recebidos», sugere Ana Mourato.

Comentários