Se há coisa de que os mais pequenos gostam, quando chega o verão, é de ir à praia. Um estudo francês alerta, contudo, para os perigos de uma exposição solar excessiva, com cerca de 50% das crianças entre os 3 e os 12 anos a passar mais de seis horas por dia ao sol e perto de 90% a registar episódios de escaldões e queimaduras solares. Para que o seu filho possa usufruir dos dias de praia em segurança, siga os conselhos de Manuela Cochito, dermatologista:

- «O filtro solar deve ser colocado ainda em casa com a criança despida, para não falhar nenhuma área e deve ser renovado de duas em duas horas. Os chapéus e as roupas também devem ser usadas como complemento de proteção solar», refere a especialista.

- «Quanto mais clara for a pele da criança, maior é o cuidado que se deve ter, mas deve haver sempre muito cuidado com todas as crianças, porque um escaldão nestas idades aumenta muito o risco de contrair cancro de pele no futuro», acrescenta a dermatologista.

- Os bebés com menos de um ano não devem ser expostos aos raios solares.

- Quando aplicar o protetor solar no seu filho não se esqueça do pescoço, das mãos, pés e lábios. Nas raparigas, aplique também debaixo das alças do fato de banho.

Texto: Mariana Correia de Barros com Manuela Cochito (dermatologista)