Crianças a bordo

Todos os cuidados a ter quando viaja de avião com elas

Os pais têm uma grande preocupação com o facto de viajarem de avião com crianças de colo.

No entanto, não existem riscos particulares para as crianças nas viagens aéreas, exceto nas primeiras semanas de vida. As diferenças de pressão dentro da cabine podem provocar alterações de pressão no ouvido médio da criança e provocar dor.

 

A sucção e a deglutição ajudam a equilibrar a pressão nos ouvidos. Assim, a maneira mais simples de minimizar este problema é alimentar a criança durante a aterragem e a descolagem. As crianças com infeções respiratórias ou de ouvidos podem ter sintomas mais severos nessas fases do voo, pelo que se recomenda uma consulta com o pediatra antes de viajar.

 

Na realidade, a maioria dos pais refere que voar com crianças acaba por não ser muito complicado. A preparação da viagem e os trâmites no aeroporto, à partida e à chegada, sobretudo se viajam sós com a criança, acabam por ser as fases mais problemáticas. Eis alguns conselhos para quem viaja com crianças pequenas:

Antes da viagem

Dê sempre preferência a voos diretos, sem escala. Se não for possível, tenha em consideração o tempo da escala. Não pode ser muito curto. Se a criança não tem dificuldade em adormecer, programe os voos para as horas de dormir da criança. Se tem dificuldades procure viajar fora dessas horas, sob risco de ter a criança rabugenta e agitada durante o voo. Reserve os lugares antecipadamente. Se viaja com um bébé, os lugares da frente, junto às divisórias do avião, são melhores, sobretudo porque algumas companhias aéreas fornecem cadeiras de bébé que se adaptam a esses lugares.

Nunca coloque uma criança no lugar da coxia, porque pode magoar-se com o movimento de pessoas e dos carrinhos de transporte de tabuleiros. Também nunca inicie uma nova medicação à sua criança no dia da viagem. Teste-a sempre antes de viajar, para saber se existem ou não efeitos secundários. Em relação ao vestuário, os viajantes devem usar roupas confortáveis. Quanto mais longa a viagem, mais largas e suaves devem ser.

Quando organizar a bagagem de mão, use sempre um saco fácil de transportar e com as dimensões regulamentares. Coloque:

- Fraldas para vários dias (conte com atrasos ou perdas de bagagem)
- Base para mudança de fralda
- Produtos de higiene da criança
- Uma muda de roupa para cada viajante (para o caso de perda de bagagem)
- Alimentos e bebidas para a criança
 -Brinquedos ou livros. Arranje um brinquedo ou livro novo para a criança. Mas evite brinquedos ruidosos
- Sacos de plástico para fraldas usadas ou mudas de roupa

Comentários