Como preparar o regresso às aulas, cuidando da saúde alimentar do seu filho

No Regresso às Aulas começam-se a afinar as novas rotinas, e com elas chega a preocupação com as refeições diárias. Quais as melhores escolhas para o pequeno-almoço? O que meter na lancheira do dia seguinte?

O Movimento 2020 e a Associação Portuguesa de Dietistas dão uma ajuda, apresentando uma lista de dicas que vão facilitar esta tarefa. São cinco as refeições do dia e não é difícil criar hábitos saudáveis, mantê-los e promovê-los junto da sua família e amigos.

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por isso, deverá representar 15 a 20% da energia que necessita diariamente. Se quer incutir este hábito saudável ao seu filho, o melhor que poderá fazer é dar o seu exemplo. Organize o ritmo matinal de modo a investir pelo menos 10 a 15 min nesta refeição, sempre que possível em família. Um pequeno-almoço equilibrado deverá conter:
- uma porção de lacticínios (ou equivalentes vegetais, como a soja): um copo de leite ou um iogurte ou uma fatia de queijo ou meio requeijão/queijo fresco
- uma porção de cereais integrais: um pão de mistura ou cereais (25 a 50g de pão em bola ou fatia, de acordo com a idade do seu filho) ou quatro a seis colheres de sopa de cereais não açucarados
- uma peça de fruta

Os lanches do meio da manhã e do meio da tarde são momentos em que muitas crianças e adolescentes consomem alimentos desadequados nutricionalmente, como snacks ricos em açúcares e gorduras, produtos de pastelaria e refrigerantes.
Coloque na lancheira do seu filho opções saudáveis para estes momentos:
- Iogurte – Fonte de cálcio e proteínas, de fácil digestibilidade e com várias opções disponíveis (desde sólidos, líquidos, com pedaços, entre outros). O iogurte é um snack saudável e apelativo para as crianças e adolescentes.

- Fruta – Se ainda não convenceu o seu filho dos benefícios da fruta, torne-a mais apelativa, por exemplo sob a forma de espetadinhas ou cortada em pedaços.

- Pão (mistura, cereais, centeio) – É preferível do que grande parte das bolachas e snacks e pode ser enriquecido nos acompanhamentos. Faça sandes divertidas com queijo flamengo magro, queijo fresco ou fiambre de aves, e adicione-lhe vegetais como cenoura ralada, tomate, alface, pepino, etc. Desta forma, está a contribuir para que o seu filho se habitue a novos sabores e consuma as porções de legumes que necessita.

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