Como pôr os seus filhos a ler

As estratégias que os autores usam para cativar os mais pequenos para a leitura

O seu filho não gosta de ler? Com a idade dele, já tinha devorado o triplo dos livros que ele leu até hoje?

 

Aproveite os períodos de lazer e as férias para lhe incutir o gosto pela leitura. Como? Cativando-o!

 

Duas escritoras de livros infantis e um ilustrador revelam-lhe os esquemas que utilizam para conquistar os mais pequenos. Perceba como Clara Campos, Leonor Noronha e José Cintra Costa, os três principais nomes por detrás da coleção «As Aventuras do Gui» (Coisas de Ler), se inspiram para criar os enredos em que este pequeno herói e os seus amigos se veem envolvidos e siga os seus conselhos para aproximar o seu filho dos livros e da leitura.

Quais os ingredientes indispensáveis a uma boa história para crianças?


Leonor Noronha: São vários os elementos que devem de ser conjugados para se chegar a uma boa história infantil. Em termos gerais, destacamos três fatores essenciais. A linguagem deve ser apelativa e adequada à faixa etária a que se destina a história, deve existir uma mensagem pedagógica passada de uma forma subtil, de modo a que as crianças possam aprender, brincando e, por fim, as crianças devem sentir que os temas, por um lado, abrangem o seu universo e, por outro, lhes permitem sonhar.

Clara Campos: No caso concreto de «As Aventuras do Gui», os nossos leitores têm ainda a vantagem de encontrar um contexto espacial real, porquanto os cenários dos livros correspondem a locais que a grande maioria das crianças portuguesas conhece.

Comentários