Ciúme do irmão

Estratégias para ultrapassar este problema

O nascimento de um irmão pode causar a habitual reação ciumenta pois a criança deixa de ter a exclusividade da atenção e do interesse.

Por essa razão, é sempre bom que tenha em consideração certos aspetos que farão a diferença e ajudarão o seu filho a ultrapassar essa situação.

Partilhar a sua preocupação com o outro progenitor é um primeiro passo. Esse gesto é fundamental para que ambos possam combinar estratégias e conhecimentos é do interesse de todos.

É essencial que conheça os receios e medos que possam estar na origem dos ciúmes, para que depois seja mais fácil desmontá-los para o seu filho. Explicar-lhe que o bebé necessita de cuidados que ele também teve (como mudar as fraldas) e que até o pode ajudar, fazendo-o sentir-se útil é uma estratégia que não pode esquecer.

Demonstrar à criança que tem exatamente a mesma importância e valor que o irmão e que os pais vão gostar dele da mesma forma é também essencial. E não se preocupe. À medida que o irmão mais velho vai reconstruindo o seu papel na família mais alargada, os ciúmes vão desaparecendo.

Texto: Fernando Magalhães (psicólogo clínico no Centro Clínico e Educacional da Boavista no Porto)

artigo do parceiro:

Comentários