Estimule os cinco sentidos do seu bebé

Os gestos imprescindíveis

Para que possa conhecer e acompanhar melhor o desenvolvimento do seu bebé é essencial que saiba como se desenvolve cada um dos cinco sentidos.

 

A audição desenvolve-se a partir da 18ª semana de gestação, estando muito apurada no momento do nascimento.

 

Os sons mais agradáveis para o bebé são os da voz humana, especialmente a dos pais. O olfato é o sentido que permite ao recém-nascido reconhecer a mãe. Logo após o nascimento, ele distingue perfeitamente os cheiros que gosta, dos desagradáveis.

No que toca ao paladar, é de destacar que a sensibilidade gustativa dos bebés está tão desenvolvida quanto a de um adulto. O recém-nascido distingue o doce do salgado e o acre do amargo. O sabor doce é o preferido.

A sensibilidade cutânea dos bebés é ainda bastante desconhecida. No entanto, sabe-se que o contacto de pele com pele é o melhor estímulo para o desenvolvimento do tato e uma necessidade vital do ser humano.

Finalmente a visão, é o sentido que se encontra menos desenvolvido no momento do nascimento. O
recém-nascido foca melhor os objetos a uma distância de 20 a 30 centímetros e, de tudo o que vê, são os rostos o que ele mais gosta de observar.

Texto: Vanda Oliveira com Elizabeth Fodor (especialista em pedagogia e primeira infância) e Monserrat Morán (especialista em educação especial)

artigo do parceiro:

Comentários