Ensinar o “não” de forma firme, mas gentil

Há certas atitudes que devem ser ensinadas aos bebés desde cedo, mesmo que tenham de ser repetidas durante meses até que eles compreendam o seu fim.

Até aos 12 meses é normal que o bebé revele comportamentos mais impulsivos. Quando a criança começa a morder ou bater, os pais devem saber que com dentes a criança pode morder indiscriminadamente, e quando ganha o controlo das mãos, pode bater.

Perante este tipo de comportamentos, os pais devem ensinar-lhes desde logo o “não-não” de forma firme, mas gentil. Conseguir a sua atenção com um “au, dói!” ou um “não!” com cara séria. Isto pode ter de se repetir durante meses até o comportamento parar.

De acordo com os especialistas, é importante o afeto e a disciplina firme assim que estes comportamentos começam, pois velhos hábitos são mais difíceis de tirar e ajudam a criança a diferenciar-se do mundo, a delimitar o que é ela e o que não é, e a orientar-se sobre o que pode e o que não pode.

Texto: Teresa Abreu Edição: Ana Margarida Marques

Autores consultados Winnicott, Pediatra e Psicanalista; Alicia Fernandez, Psicopedagoga; T. B. Brazelton, Pediatra ; Joshua Sparrow, Pediatra

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé

artigo do parceiro:

Comentários