Como sobreviver ao 1º mês com o seu bebé

Verdade seja dita... não é fácil aguentar o 1º mês! Em grande parte porque é impossível estar totalmente preparado e a falta de experiência acaba por falar mais alto. Mas siga as nossas dicas e torne os primeiros tempos mais tranquilos.
créditos: AFP

Se aguentou os 9 meses de gravidez e as dores de parto acredite que não será assim tão difícil aguentar o 1º mês. Vai ser difícil, mas com um pouco de paciência e muito amor é possível descobrir coisas boas! Com o tempo vai começar a aprender os truques para facilitar a sua vida e a do seu bebé. Para tornar a sua vida mais simples selecionámos algumas dicas básicas para que consiga não só sobreviver como aproveitar estes pequenos grandes momentos!

Não amar - Não se sinta culpada se sentir que não ama plenamente o seu bebé. Como é algo tão diferente da rotina normal pode até ser um choque inicialmente, mas o melhor é ter calma porque o amor vem com o tempo.

Choro sem motivo - Quando o seu bebé estiver a chorar sem motivo aparente não se sinta desesperada, é normal, mas se não sabe o que fazer o melhor é amamentá-lo porque o mais provável é ele ter fome ou simplesmente desejar que o aconchegue.

Amamentar - Amamentar pode ser difícil neste 1º mês porque vai sentir que o seu peito está frágil e embora não saiba como vai conseguir adaptar-se, acredite que com a prática e o tempo aprenderá. Mas se sentir dores insuportáveis o melhor é consultar o seu médico, ele vai orientá-la e aconselhá-la da melhor forma.

Chore se tiver vontade - Por vezes a vontade de chorar é inevitável. Todas as mudanças porque está a passar, o cansaço que sente e as hormonas todas desreguladas tornam normal que isso aconteça. Por isso, se sentir vontade de chorar, chore à vontade. Isso vai aliviá-la e fazê-la sentir-se mais calma.

Peça ajuda - Se necessário peça ajuda a outras pessoas que já passaram pelo mesmo e que a podem ajudar da melhor maneira. O ideal é que sejam da sua inteira confiança.

Comentários