Amamentação prolongada

Descubra quais são os benefícios de amamentar o seu filho durante um ano ou mais tempo...

A amamentação prolongada em crianças com idade superior a 1 ano é uma coisa bastante normal e saudável em algumas partes do mundo, mas para o Ocidente a prática desse costume enfrenta algumas oposições, como é o caso, do olhar enviesado por parte dos seus familiares, amigos e também desconhecidos. Os benefícios de amamentar durante algum tempo são muitos e traduzem-se a nível emocional, assim como, a nível físico. Por isso se é isto que pretende para si e para o seu filho, não deixe que os outros a convençam do contrário e decida você quando será a altura em que deixará de o fazer, até porque não existe uma hora certa. Vamos então revelar-lhe quais são os benefícios e as dificuldades.

Quais são os benefícios de amamentar depois do 1 ano de idade:

- Nesta caso a criança já tem a maioria dos nutrientes de que precisa nos alimentos sólidos, mas o leite materno ainda proporciona uma quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias muito propícias para o organismo da criança. Existem estudos que revelam que as crianças com mais de 1 ano que continuam a ser amamentadas tem menos probabilidades de ficarem doentes do que as que não são.

- Esta oferece, também, o aconchego e a segurança que as crianças precisam, tornando-as mais independentes e seguras de si, no que diz respeito aos termos emocionais. Ao retirar o leite materno à criança antes do tempo, pode fazer com que esta se torne mais apegada, o contrário do que se poderia imaginar nesta situação.

- No caso de a criança ficar doente, o leite materno é muito mais agradável de digerir do que outro alimento qualquer, evitando assim a desidratação no caso de ocorrerem vómitos e também diarreia, bastante comuns nas viroses. É também uma maneira de sentir que está a ser útil para ajudar o seu filho a melhorar.

- Se precisar de viajar ou sair de casa, não necessita de andar com o leite para trás e para a frente e nem sequer preocupar-se em comprá-lo. Até porque o aconchego na hora de mamar é ótimo para a ajudar o seu filho a adaptar-se a um ambiente que não lhe é familiar.

- É uma forma de passar mais tempo sem ter a menstruação, mas não se esqueça que não poderá confiar nesta como meio de evitar uma nova gravidez e por isso use métodos contracetivos, como o preservativo ou a uma pílula adequada para esta situação.

- Retirar a mama ao seu filho quando ele der sinais de que está preparado, vai ser bem mais natural e menos arbitrário. Contudo dar de mamar depois do primeiro ano, era bastante comum antes de existirem os leites especiais e as fórmulas infantis, o que não deixa de ser ainda em outras culturas.

Comentários