Uma toalha e um livro

Nesta curtíssima semana de férias de que acabei de chegar, tive a minha maior e mais recente revelação: de repente, fiquei velha.

Enquanto anda meio mundo a relatar as suas férias e a publicar fotografias dos locais paradisíacos por onde passou, eu confesso que estou com uma espécie de bloqueio mental em relação ao tema. É que, nesta curtíssima semana de férias de que acabei de chegar, tive a minha maior e mais recente revelação: de repente, fiquei velha.

Não sou, nem nunca fui, mulher das típicas férias de “papo para o ar”. Acho muita piada a passar umas horas na praia ou na piscina, mas fazê-lo ininterruptamente durante uma semana seria coisa para me levar a uma qualquer ala de psiquiatria. Por isso, aproveito sempre as benditas horas da digestão e o horário noturno para fazer aquilo que realmente me fascina: conhecer os locais em que me instalo. No entanto, ponham à frente dos meus filhos o Taj Mahal e uma piscina, que das duas uma: ou eles escolheriam imediatamente a piscina, ou fariam logo uma do famoso espelho de água que existe no mausoléu.

Percebe-se então que, assim naquela zona mais recôndita do meu cérebro, me surja pontualmente um arrependimento profundo pelas imensas aulas de natação que os meus filhos frequentaram. Equipados com os seus fatos de banho e óculos de mergulho, eles parecem incorporar a alminha de algum atleta profissional, e passam horas (sim, horas!) a nadar, a mergulhar e a brincar dentro de água. Até que:

- Mãe, anda à água!

À chamada, eu faço invariavelmente um sorriso forçado, levanto-me vagarosamente da espreguiçadeira em que resolvi assentar arraial, e lá vou para o meio das crianças, procurando que não me molhem antes de mergulhar e preparando-me para andar na água a rodopiar com um, a mergulhar com outro e a fazer competições com os outros. Tudo muito normal na vida de qualquer mãe. Mas com uma diferença: eu descobri que já não acho piada a estar na água. E isto, meus amigos, era aquilo que me fazia pensar, há 30 anos, que os meus pais estavam velhos e acabados.

Comentários