"É uma vergonha!..." A frase é dita em uníssono por Rita Guerra, Lena d'Água e Helena Vieira, três conhecidas cantoras desiludidas com o facto de não haver qualquer programa de divulgação de música portuguesa na televisão nacional há vários anos. As artistas exigem que isso passe a acontecer na RTP e até se oferecem como apresentadoras.

"Não se admite que o último programa de música na televisão remonte ao século passado. Foi o "Miguel Ângelo" e os convidados até cantavam ao vivo, coisa que agora raramente acontece", afirmou a SapoFama Rita Guerra.

Uma indignação que é partilhada por Lena d´Água: "Agora, quando convidam os artistas para ir à televisão, o que é coisa rara, só têm direito a cantar uma música e em ‘playback'. E isto quando têm sorte..."

De acordo com a filha da velha glória benfiquista José Águas, existe uma clara falta de vontade para promover a música portuguesa. "Não nos venham dizer que não existem meios, porque existem. Não há é vontade de ninguém. E se o problema é falta de apresentadores, nós somos voluntárias. E até sugerimos um nome: ‘Os Cantores do Século'. A música portuguesa merece estar na televisão."

Helena Vieira é mais radical: "É pena que a música portuguesa ou os cantores portugueses só tenham direito a aparecer na televisão quando gravam um disco. Se não gravam nada de novo deixam de existir. Há dezenas de exemplos de grandes cantores que se encontram atirados para uma vala, simplesmente porque ninguém lhes dá a oportunidade de divulgar o seu trabalho publicamente. Pelo menos a RTP tem a obrigação de ter um programa de música decente, porque se trata claramente de um serviço público. Trata-se de salvar parte da cultura portuguesa."

As três cantoras recordam que as televisões só têm divulgado música através de concursos e interpretada por amadores. "Por agora é só um alerta, mas, se for necessário, iremos mobilizar-nos para exigir que pelo menos os canais estatais olhem pelos artistas portugueses. E os telespectadores irão certamente agradecer", rematou Rita Guerra.