Os melhores hambúrgueres do país

Saiba quais são e onde os pode provar

Se para si os hambúrgueres ainda são sinónimo de fast food, é porque ainda não experimentou os que de seguida lhe sugerimos.

Feitos de carne saborosa, de peixe ou até de vegetais são verdadeiros pratos gourmets em hamburguerias e restaurantes de conceituados chefs.

Estas são as nossas escolhas:

Hamburgueria da Parada

Localizado no Jardim Teófilo Braga, mais conhecido como Jardim da Parada, em Campo de Ourique, em Lisboa, este é mais um quiosque alfacinha transformado numa agradável esplanada, desta feita para comer bons hambúrgueres e com sabores diferentes, tais como o de borrego, de queijo da ilha e o vegetariano, que é feito com grão. A Hamburgueria da Parada funciona todos os dias, das 8h às 20h.

Honorato

O hambúrguer de picanha com tomate e gorgonzola é um dos mais pedidos no Honorato e é realmente bom, mas também há um dedicado à banda capitão fausto, que ensaia em frente à hamburgueria, e hambúrgueres em miniatura para quem não consegue comer a dose normal. Funciona no Príncipe Real, em Lisboa, todos os dias, das 12h às 24h.

Hamburgueria do Bairro

É indicado para ir com as crianças. O menu apresenta 11 hambúrgueres fixos, mas nunca se sabe se poderá ter alguma surpresa, como o hambúrguer em bolo de caco que surgiu em novembro e é verdadeiramente delicioso. As crianças tem um menu especial com pão de leite em vez do pão normal. Funciona de segunda a quinta-feira das 12h às 23h, de sexta-feira a sábado das 12h às 24h e aos domingos das 13h às 20h, no Príncipe Real, em Lisboa.

Oficina do Duque

A Oficina do Duque é um dos restaurantes mais recentes de Lisboa e baseia a sua carta numa gastronomia portuguesa aberta a outras influências. Na sua carta tem hambúrgueres de vaca, como é o caso do que vem acompanhado de molho macieira, mas também de choco e podem vir em pão com tinta de choco ou pão normal.

The Decadente

O novo menu de lanches do The Decadente em São Pedro de Alcântara, em Lisboa, traz consigo um hambúrguer delicioso, como tudo o que por aqui se come, em pão de Mafra. Apesar de ter sido feito a pensar nos lanches, também pode ser degustado ao jantar. Funciona de segunda-feira a sábado, das 16h às 19h (lanches).

B.Muu ConCept Burguer

O B.Muu ConCept Burguer, em Campo de Ourique, em Lisboa, não é um restaurante, mas um talho especializado em hambúrgueres com 15 especialidades diferentes, desde o clássico aos que nos lembram outras paragens como o Itália com molho de tomate italiano, mozzarella e orégãos ou o da Índia com cravo-da-índia, gengibre, curcuma, cardamomo e cominhos. Tem serviço de entregue em casa.

Bar Café Medeia

Numa época em que a oferta de hambúrgueres se reduzia aos fast food, o café do Cinema Monumental, no Saldanha, em Lisboa, já nos mostrava o que era um hambúrguer a sério e, hoje, a tradição mantém-se. O de cogumelos com cebola estaladiça é de comer e chorar por mais. Funciona todos os dias das 12h à 24h.

Hard Rock Café

Os hambúrgueres são um dos pratos mais famosos nos menus do Hard Rock Café e o mais conhecido é o Legendary Burger, mas nós destacamos o vegetariano com cogumelos Portobello. É de tal forma delicioso que até parece feito de carne. O Hard Rock Café Lisboa funciona todos os dias, das 11h30 à 01h.

Café do Rio

No Café do Rio, em Lisboa, a variedade é muita entre hambúrgueres de carne, vegetarianos e de peixe, mas podemos sugerir o hambúrguer à Marrare com o típico molho lisboeta com o mesmo nome.

Mas o Parmesão com carne recheada com queijo parmesão, hortelã e sumo de lima com rodelas de tomate, cebola e folhas de rúcula também é um dos nossos preferidos. Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 15h e das 19h30 às 23h e aos sábados das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 24h.

Cantinho do Avillez

Como qualquer refeição preparada pelo chef José Avillez, o hambúrguer de Barrosã Dop com Cebola Caramelizada e Foie Gras do Cantinho do Avillez, no Chiado, em Lisboa, é maravilhoso. É o único hambúrguer numa carta onde apetece provar tudo. Funciona de segunda-feira a sábado das 12h30 às 15h (ao sábado prolonga-se até às 15h30) e das 19h30 às 24h.

Hamburgueria Casavostra

Bacalhau Burguer e Bitoque Lisboa são duas das especialidades da Hamburgueria Casavostra, hamburgueria algarvia que conquistou todos os que por lá passaram nos meses mais quentes de 2012. O único senão é estar aberta apenas durante o verão. Funciona em Almancil. No verão, está aberta todos os dias, das 12h às 15h e das 18h às 24h.

Guilty

Este restaurante lisboeta tem na sua carta o maior hambúrguer do país, o Super Guilty com 500 g de carne de vaca, 14 cm de altura e 18 cm do diâmetro. Se não se acha capaz de tal feito, escolha o Português com compota de chouriço e queijo de Serpa ou o Tailandês com camarão panado. Funciona todos os dias das 12h às 24h.

Bistro 100 Maneiras

Chama-se o Melhor Hambúrguer do Largo da Trindade, mas o magnífico sabor faz com que a sua fama ultrapasse rapidamente este largo lisboeta. Na ementa, o chef Ljubomir Stanisic inclui também um hambúrguer de salmão fresco com pão de tinta de choco. Funciona de segunda-feira a sábado, das 18h às 02h.

Bugo Art Burger

No Bugo Art Burger, no Porto, quase todos os hambúrgueres podem ser de carne de vaca ou de frango do campo, portanto não comer carne vermelha não é desculpa para não os provar. Destacamos o Porto e Serra, pois tem cebola confitada em vinho do Porto ou não estivéssemos nós na Invicta. Funciona de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h, às sextas das 12h às 15h e das 19h30 às 24h, aos sábados das 12h30 às 15h45 e das 19h30 às 24h.

Texto: Rita Caetano
Foto: Aleksandar Rijailovic/100 maneiras

artigo do parceiro:

Comentários