Montes de Cabrela

Descubra onde fica esta vila e saiba qual o tipo de animais que pode lá ver

Cabrela é uma das mais antigas vilas de Portugal, situada num planalto que domina grande parte do Alentejo bravio e de onde se podem avistar, em dias claros, a Serra de Montejunto e a a Serra da Arrábida, bem como Vendas Novas e o seu palácio real.

Por campos de sobreiros e azinheiras, é possível sentir o relevo acidentado, marcado pela preciosa Ribeira de Safira.

Estes campos outrora povoados de animais de grande porte e percorridos pelas caçadas reais, são hoje habitat de numerosas espécies cinegéticas de pequeno porte e de muitas espécies protegidas como o peneireiro cinzento e a águia de asa redonda, muitas vezes avistados nas suas caçadas. Mais raros de avistar, pelos seus hábitos nocturnos, são o texugo, o gineto e a lontra.

Na região, existem várias empresas e organizações que promovem passeios temáticos na natureza, como a SAL - Sistemas de Ar Livre, uma empresa de eco-turismo e formação outdoor que concebe, organiza, executa e avalia projetos e atividades de promoção e animação, preferencialmente em ambiente natural, que realiza regularmente visitas a esta vila.

Este tipo de passeios, muito procurados sobretudo nos meses mais quentes, tem uma duração média de quatro a cinco horas, percorrendo uma distância que ronda os 14 quilómetros em contacto permanente com a natureza. Esta atividade tem um grau de dificuldade médio, podendo inclusive ser feita com crianças a partir dos 10 anos.

artigo do parceiro:

Comentários