Melhor destino turístico verde europeu é português

Arquipélago dos Açores reconquista prémio QualityCoast (fotos)

Tal como em 2012, o melhor destino turístico verde europeu é português. O arquipélago açoriano voltou a ser considerado o melhor destino turístico verde da Europa, uma distinção atribuída pela European Coastal and Marine Union (EUCC). Oficialmente designadas por Região Autónoma dos Açores, as suas nove ilhas constituem um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, que voltou a seduzir o júri internacional.

A cerimónia de entrega de prémios anuais QualityCoast, programa apoiado pela Comissão Europeia, ocorreu na passada segunda-feira, dia 20 de maio, em Malta, no dia em que se assinalava o Dia Europeu do Mar. As nove ilhas dos açores destacaram-se entre mais de mil destinos turísticos europeus que foram avaliados ao nível da sustentabilidade.

Natureza, meio ambiente, identidade local e cultural, turismo, negócios, segurança e comunidade anfitriã foram alguns dos mais de 100 indicadores relacionados com a sustentabilidade ambiental e ecológica a que a equipa internacional, que tomou a decisão final, recorreu para avaliar os destinos candidatos a este galardão.

Os Açores tiraram vantagem da sua política de produção artesanal, sobretudo no que se refere ao vinho, ao queijo, ao atum, à fruta e ao chá, para seduzir o júri responsável pela escolha. O incremento da observação de cetáceos que se faz nesta zona foi outro dos pontos que jogou a favor do arquipélago.

Outra das belezas naturais dos Açores são os seus jardins. O Parque Terra Nostra, com as suas fontes, os seus fetos e os seus lagos vulcânicos, é um dos parques verdes que vale a pena descobrir.

artigo do parceiro:

Comentários