Cruzeiros, viagens com sabor a mar

A indústria dos cruzeiros soube adaptar-se aos tempos modernos, através de uma inteligente segmentação da sua oferta. Há cruzeiros para jovens, para casais ou para solteiros, para famílias, para séniores, para gays, entre outras motivações e perfis.

Fazer um cruzeiro é algo que está no imaginário de todos nós desde uma tenra idade. Os grandes transatlânticos que começaram a cruzar os oceanos no final do século XIX introduziram uma nova dimensão da arte de viajar, trazendo um nível de sofisticação que antes estava apenas disponível a uma pequena classe de privilegiados.

A construção destes navios, capazes de transportar milhares de passageiros em grande conforto, fez com que o turismo mundial se libertasse das restrições da terra firme e começasse a conquistar os mares, como já havia acontecido para os transportes de mercadorias e de correio. Aliás, a expressão “paquete” vem mesmo dos “packet boats” que originalmente levavam correio de  e para as colónias britânicas espalhadas pelos quatro cantos do planeta.

Ao contrário de outros meios de transporte, como o autocarro e o comboio, o turismo em navios de cruzeiro tem vindo a crescer ao longo das décadas, alcançando recordes de passageiros a cada ano que passa. Tal apogeu é fruto de uma cada vez maior qualidade dos navios e da variedade e disponibilidade de viagens ao longo de todo o ano, seja no Mediterrâneo, no Báltico, nas Caraíbas ou no Pacífico, uma vez que os navios se vão deslocando pelo globo em função do clima.

A indústria dos cruzeiros soube adaptar-se aos tempos modernos nomeadamente através de uma inteligente segmentação da sua oferta. Hoje em dia há propostas de cruzeiros para todos os gostos e feitios, estilos de vida e bolsas. A imagem de que os cruzeiros são apenas adequados para pessoas mais velhas é algo que está totalmente desfasado da realidade. Na verdade, existem marcas que oferecem viagens adaptadas a pessoas dos 7 aos 77, ou mesmo de idades mais abrangentes.

Há cruzeiros para jovens, para casais ou para solteiros, para famílias, para séniores, para gays, entre outras motivações e perfis. Uns cruzeiros centram-se mais na cultura, outros na gastronomia, existem propostas de aventura e de descoberta da natureza, outras onde a animação e a música são o principal atrativo, até há os mais descontraídos “party cruises”.

Como exemplo, a Royal Caribbean é uma marca que tem uma proposta centrada nas actividades de animação, com barcos confortáveis e adaptados a um público mais jovem, a Celebrity é uma marca de 5 estrelas com uma grande aposta no serviço, na gastronomia e na oferta cultural, enquanto a Azamara é uma linha de cruzeiros que oferece serviços super-premium em navios de menor dimensão e com uma proposta de itinerários únicos.

Umas férias num navio de cruzeiro são uma experiência a não perder. É algo que qualquer apaixonado por viagens e descobertas deve experimentar. Muitos dos que o fazem viram “cruise junkies”, apaixonados por este tipo de férias e seus fiéis incondicionais. Realmente é uma opção de viagem que encerra inúmeras vantagens em função do tipo de passageiro. Apenas para referir alguns exemplos, para as crianças umas férias deste tipo são recheadas de magia e aventura, porque além das múltiplas possibilidade de diversão (piscinas de ondas onde se faz surf, pistas de gelo, mini-golf, paredes de escalada, courts de basquetebol, etc), os mais jovens gozam dentro de um navio de uma liberdade em segurança que é muito difícil de encontrar nos dias que correm, permitindo que os pais os deixem aventurar-se sozinhos nessa espécie de grande parque temático navegante.

Para os adultos os navios modernos oferecem o melhor que existe no mundo em termos de lazer, desde restaurantes de chefs conceituados a spas de grandes marcas, desde casinos a lojas, para além de ricos programas de animação, bares, discotecas e piscinas. São também férias ideais para quem gosta de descobrir vários países num curto espaço de tempo, sem ter de tratar da por vezes complicada e trabalhosa logística das viagens de um lado para o outro. Uns dias num navio de cruzeiro oferecem uma conveniência que não tem paralelo em nenhum outro tipo de oferta turística, razão que tem vindo a fazer deste tipo de férias uma opção com elevados níveis de satisfação. Nas próximas semanas vamos viajar pelo Mediterrâneo num cruzeiro Celebrity que nos vai levar a Itália, Grécia e Turquia. Vai ser como ir para fora navegando cá dentro. All aboard…

artigo do parceiro:

Comentários