Calendário de viagens

Já a pensar em férias? Saiba quais são os países e as cidades que (não) deve visitar em cada mês do ano e conheça também os cuidados a ter durante a estadia.

Se estava a pensar ir apanhar um pouco de sol a Cabo Verde em fevereiro, reveja os seus planos, porque essa viagem não é a mais recomendada para essa altura do ano. «A temperatura ainda não provocou subidas no estado de ânimo geral», ironiza João Geraldo, agente de viagens. Pela mesma ordem de ideias, esqueça também Moscovo em outubro. «Nessa altura, a cidade está cara como sempre com a agravante do cinzento da poluição permanente», acrescenta.

Para que possa visitar algumas das mais fantásticas paisagens do mundo na altura certa, rentabilizando a diversão e o seu investimento, elaborámos-lhe um roteiro para os 12 meses do ano, para que possa programar atempadamente as suas férias. Para lhe facilitar ainda mais a vida, incorporámos-lhe os conselhos do médico infecciologista Jorge Atouguia. Siga-os e... boas estadias!

JANEIRO

Onde ir:

- Miami (EUA)

É a época alta de Miami. Os visitantes do norte do país invadem a cidade, os bares e os restaurantes enchem-se de animação e realiza-se a Art Basel Miami Beach, uma das mais renomadas feiras de arte internacionais. Um evento imperdível que traz ainda mais dinamismo a esta urbe.

- Panamá e Costa Rica (América Central)

Esta é uma boa altura para se deslumbrar com a beleza selvagem das suas costas. Aproveite para nadar com os golfinhos, uma atividade muito popular entre os turistas que visitam esta zona.

- Mali (África)

A época das chuvas terminou. Djenne, a cidade com a maior mesquita do mundo muçulmano, acolhe o consagrado Festival do Deserto, um evento cultural que dinamiza toda a região.

Cuidados a ter

À excepção de Miami, deve ter cuidado com as doenças motivadas pela ingestão de água e pelo consumo de alimentos locais. Vacine-se contra a febre tifoide, a hepatite A e a febre amarela antes de viajar para o Mali. Leve repelente de insetos para se proteger das doenças por mosquitos, como é o caso da malária (no Mali e algumas zonas do Panamá e da Costa Rica) e do dengue (Panamá e Costa Rica).

A evitar:

- Canadá e Alasca (EUA)

Frios, cinzentos e em estado de congelação emotiva. Se gosta de diversão, o melhor é começar a pensar já noutro destino.

FEVEREIRO

Onde ir:

- Buenos Aires (Argentina)

Tango, praia, gente bonita e muitos mercados de rua. Apesar de ser fascinante em todas as alturas do ano, a capital da Argentina tem um encanto especial nesta altura.

- Belize (América Central)

Mais tranquilo do que os restantes vizinhos das Caraíbas mas não menos interessante, convida ao lazer e à evasão.

- Ilhas Canárias (Espanha)

Temperatura amena e muita folia no Carnaval de Santa Cruz, um dos eventos culturais que mais dinamiza as ilhas por esta altura.

Cuidados a ter

A Argentina e as Canárias não exigem precauções anormais mas o Belize obriga a cuidados redobrados com as doenças provocadas pela ingestão de água, pelo consumo de alimentos e pelas picadas de mosquitos (dengue e malária). Vacine-se contra a febre tifoide e a hepatite A antes de ir e leve um agasalho para a noite, sobretudo se for para o interior.

A evitar:

- Cabo Verde e São Tomé (África)

Pouca animação e menor oferta de programas turísticos tornam estes destinos menos interessantes nesta altura.

Veja na página seguinte: Os destinos mais recomendados na primavera

Comentários