Apreciar fotografia na ModaLisboa

Exposição exibirá imagens que seis fotógrafos vão tirar durante o evento

Na 42ª Edição da ModaLisboa, além dos desfiles e de tudo o que envolve este evento, os visitantes poderão apreciar o trabalho do fotógrafos Anna Balecho, Arlindo Camacho, Élio Nogueira, Seth Solo, Sal Nunkachov e Telma Russo. Na sua 10ª edição, a exposição de fotografia «Workstation» apresenta a visão destes profissionais que vão olhar para a ModaLisboa e deixar o seu registo.

As fotografias serão exibidas num mural atualizado a cada dia da LisboaFashionWeek, que poderá ser visitado nos Paços do Concelho, de 7 a 9 de março, entre as 15h e as 21h. Na 42ª edição da ModaLisboa, a mostra «Workstation» conta com o apoio do Espaço João Sousa Valles na impressão das fotografias que integram a exposição.

Conheça agora um pouco do trabalho de cada um dos fotógrafos que vão estar presentes no evento:

- Anna Balecho

Desde cedo revelou um enorme interesse pelo universo da cultura visual, tendo tido o seu primeiro contacto com a fotografia com apenas 15 anos, no Ar.Co. Ao perceber que a fotografia era o seu meio de comunicação, colocou de lado uma licenciatura em design para se inscrever no Instituto Português de Fotografia, onde completou o curso Profissional de dois anos. Licenciou-se em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE.

Com uma visão e estética muito próprias, e com um corpo de trabalho em 35 mm, Anna Balecho colabora com publicações nacionais e internacionais, como a Vogue Portugal, a Metal, a Dazed and Confused e a C Heads, tendo também trabalho publicado em vários meios de comunicação, bem como em exposições coletivas. Está a trabalhar no projeto do seu primeiro livro, que concilia com colaborações pontuais, como editoriais e lookbooks.

- Arlindo Camacho

Nascido a 31 de maio de 1982, desde cedo recolheu a admiração e respeito pelos grandes nomes da história da fotografia que mudaram o normal decurso da mesma ao inovarem, criarem e fazerem diferente e estes levam-no à ambição de se diferenciar através de um cunho pessoal, da exploração de novas perspetivas, do uso da criatividade e de um ponto de vista diferente.

A formação em fotografia que fez no IPF e no Ar.Co, foi o caminho que determinou percorrer em busca da evolução técnica, do aprofundamento do conhecimento, e qualificação de ideais, de forma a concretizar e pôr em prática o seu sonho, a fotografia. Atualmente é profissional na área do fotojornalismo, onde trabalha há pouco mais de três anos. Detém trabalhos publicados em vários órgãos de comunicação nacionais e internacionais.

- Élio Nogueira

Nasceu no Porto e em 2012, aos 21 anos, começou a fotografar moda como passatempo, tornando-se rapidamente na sua paixão e ambição de carreira. Já fotografou para algumas revistas e marcas comerciais, sendo o seu objetivo principal fotografar para as principais revistas e marcas da indústria de moda

- Sal Nunkachov

Dirige o jornal Paper View e tem coberto vários eventos de moda em backstage nos últimos anos. Acaba de lançar o seu livro «Homework» e tem colaborado com diversas revistas e publicações.

- Seth Solo

Nascido em Lisboa, Seth Solo é um artista visual, fotógrafo e realizador de cinema reconhecido a nível mundial. Vencedor de vários prémios atribuídos por entidades como a Sony, a Comissão Europeia e a National Geographic, é fotógrafo auto-didacta com mais de 20 anos de experiência. Fotografou os atentados terroristas no dia 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, trabalhou em publicidade, assistiu fotógrafos e realizadores de cinema e estudou design, arquitetura, cinema, fotografia,
belas-artes. Atualmente está sediado entre Lisboa e Nova.

- Telma Russo

Fotógrafa de 27 anos, estudou coordenação e produção de moda. Como forma de dar seguimento à sua formação e aproveitando o fato de poder juntar a sua paixão pela fotografia e seu gosto pelo mundo da moda, entre 2008 e 2009 tirou o curso técnico de fotografia na Escola de Imagem e Comunicação de Lisboa (ETIC), seguindo-se de um workshop, em Londres, de especialização de fotografia de moda. Desde então, tem feitos inúmeros trabalhos em parceira com algumas revistas portuguesas. Atualmente, encontra-se a dar aulas de fotografia de moda na ETIC.

Texto: Fabiana Bravo com Arlindo Camacho (fotografia)

artigo do parceiro:

Comentários