Sofre de perturbações do sono?

Este problema afeta cerca de 20% da população portuguesa. Faça este teste de diagnóstico agora e descubra o que pode fazer para melhorar a qualidade das suas horas de descanso

Há pessoas que, mal caem na cama, entram logo no mundo do João Pestana e outras que têm de contar quase todos os carneiros que existem nos rebanhos da Serra da Estrela para conseguir adormecer.

E, depois, existem ainda aqueles que umas vezes pendem para um dos lados e outra para o outro, revelando hábitos de sono inconstantes que acabam por ser desesperantes.

Para saber se sofre de perturbações do sono ou avaliar até que ponto necessita de procurar ajuda médica, responda às perguntas que se seguem e obtenha uma primeira avaliação.

Conselhos para melhorar a qualidade do seu sono

- Não se levante tarde mesmo que tenha dormido mal na noite anterior, nem use os fins de semana para por o sono em dia, de modo a não interferir com o seu ritmo biológico.

- Não tome refeições pesadas antes de dormir.

- Não tome bebidas estimulantes perto da hora de ir para a cama.

- Não faça esforços mentais ou físicos, como estudar ou ler textos complexos, 90 minutos antes de se ir deitar.

- Se estiver acordado na cama durante mais de 20 minutos levante-se, saia do quarto e procure fazer alguma coisa relaxante até se sentir suficientemente cansado para voltar para a cama.

- Reserve o quarto apenas para dormir.

- Evite fazer sestas durante o dia.

- Evite fazer exercício físico à noite. O exercício regular praticado próximo da hora de deitar pode dificultar o sono.

Apesar de ter sido elaborado e revisto por médicos e especialistas em problemas do sono, este teste tem um caráter meramente lúdico e não tem qualquer pretensão de rigor científico.

artigo do parceiro:

Comentários