Como encara a sua vida?

Viver em comunidade nem sempre é uma tarefa fácil. Avalie a forma como lida com os outros e saiba qual é o impacto que essa interação tem na sua autoestima

Cada ser humano tem um valor intrínseco. No entanto a nossa cultura tende a avaliar-nos «segundo critérios como o grau de beleza, poder ou riqueza e acabamos por acreditar nisso», sublinha o psicólogo clínico Fernando Magalhães. Se a sua autoestima depender de variáveis externas, como o sucesso profissional ou ter um determinado tipo de corpo, ela vai sofrer altos e baixos. «O nosso sentido de valor pessoal deve ser independente de eventos ou acontecimentos de vida», diz o especialista.

«Se errarmos, foi um comportamento que falhou», acrescenta. «O peso a mais [que muitas vezes sentimos no nosso interior] é apenas uma característica, não o nosso valor nem a nossa identidade», enfatiza ainda. Será que o modo como encara o seu dia a dia se reflete na imagem mental que tem de si e dos outros? Faça agora o teste e descubra qual é a sua visão sobre a sua vida. O resultado pode conseguir surpreendê-lo.

Apesar de ter sido elaborado por especialistas em psicologia e comportamento, este teste tem um carácter meramente lúdico e não tem qualquer pretensão de rigor científico.

artigo do parceiro:

Comentários