Já vai na sexta geração do Transformer Book, uma linha de computadores transformáveis 2 em 1 que, com um único toque, converte um portátil num tablet mas, ainda assim, a Asus, o maior fabricante do setor, continua a surpreender. Esta manhã, em Lisboa, apresentou dois novos modelos de um novo aparelho, o Transformer Book T300 Chi e o Transformer Book T100 Chi. «É o tablet com Windows mais fino do mundo neste momento», garantiu mesmo André Gonçalves, responsável pela comunicação da marca em Portugal. Com um ecrã de 12,5 polegadas, processador Intel Core, sistema operativo Windows 8.1 64-bit e um ecrã de alta resolução com 2560 x 1440 pixels, o Transformer Book T300 Chi já está à venda em Portugal por 999 €.

Em modo tablet, tem apenas 7,6 milímetros de espessura (16,5 milímetros com o teclado acoplado) e pesa apenas 720 gramas (o peso sobe para 1,4 quilos em modo portátil). Mais pequeno, o Transformer Book T100 Chi, que começa a ser comercializado em território nacional em junho, vem com um ecrã de 10,1 polegadas, processador Quad-core Intel Atom Z3775, sistema operativo Windows 8.1 32-bit e um ecrã com 1920 x 1200 pixels de resolução. Terá um preço de 499 €. Além de um chassis em alumínio com corte de diamante, apresentam um design avançado sem ventoinhas «para um funcionamento silencioso, uma eficiência energética e um desempenho excepcionais», refere a marca em comunicado.

100 novos processos para conseguir a melhor experiência

O Transformer Book T300 Chi, que ganhou um Innovation Award no prestigiado evento CES 2015, é o principal motivo de orgulho da Asus. Além da empresa ter acrescentado 100 novos processos ao método de desenvolvimento e de fabrico anterior para conseguir atingir um novo ponto de excelência, investiu num ecrã que permite uma maior amplitude de visão, numa tecnologia que assegura «a melhor qualidade de som para a dimensão do ecrã» e também no indium gallium zinc oxide (IGZO), um componente revolucionário que possibilita uma maior duração da bateria. «É uma tecnologia de que seguramente vão ouvir falar a partir daqui. Somos os primeiros a aplicá-la num produto de grande consumo», revela André Gonçalves.

«A transformação rápida e simples entre um acessível tablet e um poderoso portátil é possível graças ao mecanismo único de dobradiças magnéticas de neodímio, o material magnético mais poderoso do mundo, para garantir um sistema de encaixe seguro e fiável. O confortável teclado, muito ergonómico, liga-se através de Bluetooth, oferecendo uma área de cobertura até 20 metros», garante ainda a empresa. «Queremos tornar a experiência de utilização incrível. Um dos nossos objetivos é a acessibilidade do luxo. Não queremos limitá-lo a um grupo restrito», assegura o responsável pela comunicação da marca.

Texto: Luis Batista Gonçalves