Número de turistas portugueses na Eslovénia cresceu 18% em 2017

Os números oficiais definitivos só são conhecidos no final do mês mas, até novembro, 9.835 cidadãos nacionais tinham elegido este país como destino de férias. Em média, ficam duas noites.

Pelo quarto ano consecutivo, a Eslovénia bateu recordes em termos de afluência turística. De acordo com os dados oficiais provisórios, referentes apenas aos primeiros 11 meses de 2017, o país foi visitado por cerca de 240.000 turistas, mais 10% do que no ano anterior, atingindo as 579.000 dormidas. Desses, 9.835 são portugueses. "Foram mais 18% do que no mesmo período de 2016", avançou ao Modern Life fonte oficial do Slovenian Tourist Board.

"Foram responsáveis por 20.987 dormidas, o que significa que permaneceram, em média, duas noites", informa ainda a mesma fonte. Os italianos, os austríacos e os croatas são, todavia, os que mais visitam o país. "2017 foi o ano em que os media [internacionais] mais influentes mais nos prestaram atenção, descrevendo a Eslovénia como uma joia por descobrir e como o próximo grande destino para os foodies", justifica o organismo.

"A procura turística é grande e acreditamos que 2018 venha a ser outro ano de recordes. Temos novas ligações aéreas com a Adria Airways e inúmeros eventos programados, como o Gourmet Cup 2018, que se realiza no fim de janeiro", refere o Slovenian Tourist Board em comunicado. O International Golf Travel Market 2018 e a escolha de Maribor para Capital Europeia do Desporto prometem também atrair muitos visitantes ao país.

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários