Técnicas para salvar as suas plantas do calor

Os períodos em que as temperaturas mais sobem exigem cuidados de proteção redobrados. Descubra já o que (não) deve fazer para preservar o seu jardim.

O sol das últimas semanas está a dar cabo das suas plantas? A água é a melhor forma de fazer frente à subida da temperatura. Mas há muitas outras tarefas que pode (e deve) executar. Além de as regar convenientemente, existe uma série de técnicas que deve adotar e implementar quanto antes. Se o fizer, verá que as suas flores ficarão muito mais saudáveis e bonitas! Estes são alguns dos cuidados a ter:

- Concentre as suas plantas num mesmo espaço

Se fizer plantações densas de forma a que não fique muito espaço entre as suas plantas, elas usufrirão da sombra que se formará em consequência disso. Desta forma, consegue criar um microclima que favorece a frescura. Deve, no entanto, respeitar a distância mínima de plantação necessária para que se desenvolvam. Para facilitar o processo de rega, agrupe as espécies por necessidades de água e de luz.

- Use vasos de barro em vez de metálicos ou de resina sintética

No verão, os vasos metálicos e os de resina sintética estão longe de ser os mais indicados para as suas plantas, uma vez que podem aquecer muito o substrato porque absorvem o sol. Proteja os vasos, colocando-os em recipientes maiores. Os de barro são bons porque este material transpira e deixa passar o ar. Ao regar, molhe a terra em redor do vaso interior.

- Opte por plantas rasteiras para refrescar o solo

Se vive numa zona com escassez de água, cultive espécies rasteiras em vez de relvado. Estas plantas dificultam a evaporação dos solos expostos, conferem sombra ao terreno e mantêm-no fresco, impedindo o aparecimento de daninhas.

- Corte rente para salvar as plantas já danificadas

O sol deu cabo das suas plantas? Não desespere... ainda! As espécies lenhosas, as árvores e arbustos de folha caduca e as vivazes podem ser salvas dos golpes de calor. Se for esse o caso, corte um terço da ramagem, de forma a que a seiva se acumule no corte, originando uma nova brotada das gemas latentes. Os sintomas são folhagem seca e manchas castanhas nos ramos. Para evitar essa situação, incremente a rega nos dias quentes, evitando molhar a folhagem.

- Construa um lago no seu jardim

Além de ser um elemento decorativo, um lago proporcionar-lhes-à frescura. Embora existam diversos tipos de lagos, como os de cimento ou os pré-fabricados que pode adquirir em centros de jardinagem, os mais populares são os de revestimento flexível. Depois de o instalar, fixe as margens com pedras ou ladrilhos e encha com água. No seu interior pode cultivar muitas espécies aquáticas, como nenúfares.

artigo do parceiro:

Comentários