Sinta-se (melhor) em casa

Plantas de interior mais cuidadas são sinónimo de um lar mais acolhedor em outubro. Veja o que deve fazer durante este mês para proteger as plantas que tem em casa

Com o regresso do outono e do mau tempo, aumenta a vontade de estar em casa. À medida que o frio e a chuva se aproximam, sabem cada vez melhor os momentos tranquilos e relaxantes passados no recanto do lar. Aproveite-os para cuidar das suas plantas de interior e não descure nenhuma das tarefas que tem de empreender durante as semanas que integram o mês de outubro:

- Elimine o estragado

Agora já não deve manter no terraço as plantas que aí colocou no verão para arejarem. Antes de as levar de novo para casa, limpe o pó e elimine folhas, flores e ramos que não tenham bom aspeto.

- Cuidado com as correntes de ar

Não coloque as plantas junto de uma fonte de aquecimento porque este tipo de aparelhos podem ser bastante prejudiciais. Afaste as plantas sem as deixar na obscuridade e assegure-se que não ficam no meio de correntes de ar.

- Regue pouco

A rega não pode faltar, porque embora a temperatura exterior tenha baixado, em casa o uso de aparelhos de calor seca o ambiente. Verifique se o substrato está seco e só então deite água mas em pequena quantidade.

- Tape com plásticos

As plantas que ficam no exterior, em especial as que têm flores ou são delicadas, necessitam de proteção extra durante a noite. Tape as plantas com plástico perfurado para evitar que as espécies fiquem negras mas retire a cobertura durante as horas centrais do dia.

- Force as bolbosas

Para desfrutar mais cedo de bolbosas como narcisos, túlipas ou jacintos, plante os bolbos num vaso de forma a que o anel radicular fique coberto. Deixe os bolbos germinar em local fresco e obscuro e, após três semanas, leve-os para local quente e iluminado.

- Plantas em interior quente

Faça o último tratamento com fungicida nos cactos contra a podridão. Elimine a cochonilha com um pano embebido em álcool metílico. Ate as heras aos suportes à medida que os rebentos crescem.

- Plantas em interior fresco

Plante as estacas enraizadas em água de cóleos. Corte as folhas estragadas pelas correntes de ar. Proporcione boa iluminação às plantas de flor.

- Plantas no terraço

Coloque em jardineiras com terra para bolbos as plantas de flores primaveris. Remova a terra superficial dos vasos sem estragar as raízes e espalhe adubo orgânico. Compre amores-perfeitos e plante-os ao sol. Ao regar, não os encharque.

- Plantas no pátio

Cubra os loureiros e as araucárias com serapilheira para que não passem frio. Antes de reutilizar recipientes, limpe-os com água, sabão e vinagre. Deixe secar bem. Elimine a água que sobra das regas dos pratos para prevenir doenças, sobretudo fungos.

artigo do parceiro:

Comentários