Prepare as suas árvores e arbustos para o frio

O sol de setembro ainda não a faz pensar no inverno mas ele vem a caminho

Apare sebes e coníferas antes que faça frio. Meados ou finais deste mês é uma boa altura para aparar as sebes de loureiros, ligustros, tejo, buxo ou azevinho.

As feridas cicatrizam rapidamente e as plantas não sofrem.

Limpe também as árvores. Esta é uma boa altura para o fazer.

As árvores de sombra (acácias e olmos) necessitam de um retoque se os ramos atrapalham a passagem. Complete a poda estival dos arbustos de flor, cortando os rebentos laterais e alguns internos. A lista de tarefas para este mês não se fica, contudo, por aqui:

- Corte e areje o relvado

A relva já não necessita de tanta rega mas continue a cortá-la embora a ritmo menor. Areje e escarifique para evitar o desenvolvimento de musgos e fungos.

- Corrija carências

Alguns exemplares podem ficar amarelados e não se trata dos tons de Outono mas sim devido a carências provocadas pelo excesso de Sol e rega nos últimos meses. Junte adubo com quelatos de ferro.

- Prepare o terreno

Se está apensar em plantar novos exemplares com a raiz nua ou com raizame nestes meses, deve preparar agora o terreno. Cave o solo, elimine os resíduos e junte estrume decomposto.

As árvores desta altura

Estas são algumas das espécies mais adequadas para este período:

Sófora

Árvore de copa arredondada, casca enrugada e flores brancas tingidas de violeta. Necessita de sol e resiste bem à secura do solo.

Espinho-de-fogo

Arbusto de folha perene, que primeiro se cobre de flores brancas e depois de frutos. Cresce ao sol ou em sol/sombra.

Nyssa sylvatica

Árvore com casca cinzenta acastanhada e folhas que com bonitos tons de outono. Cresce em solo húmido mas bem drenado. Deve estar protegida do vento.

artigo do parceiro:

Comentários