O que deve fazer às suas árvores em dezembro

Veja quais são as espécies que deve plantar agora e saiba os cuidados que deve ter este mês

O pinheiro é tradicionalmente a árvore que simboliza o Natal mas está longe de ser a única a ter em conta este mês. Plante ciprestes. Esta é uma boa ocasião para o fazer!

Se necessita de uma sebe muito alta, plante três exemplares de ciprestes (Cupressocyparis leylandi) por metro. Para o fazer, abra uma cova com entre 30 a 40 cm de profundidade e introduza as plantas.

Até meados de maio, pode adquirir ciprestes em torrão ou em vaso. Aproveite ainda para adquirir outras coníferas. Estas resistem bem ao frio e ao calor extremos.

Crie maciços de cor

Para formar a estrutura permanente dos seus maciços de cor, sem despender muito dinheiro, utilize vasos pequenos, com cerca de 15 cm de diâmetro.

Cuide do lago

Limpe o lago de algas metendo a pá entre estas e dando voltas até ficarem enroladas e as poder retirar. Para que o gelo não estrague as paredes, lance à água um pedaço de madeira.

Areje a estufa

Combata o excesso de luz e humidade da estufa com ventilação artificial ou abrindo-a durante as horas mais secas e quentes do dia para que não haja mudanças bruscas de temperatura. Desta forma, evita o ataque de pragas e fungos.

Combata o orvalho

No seu relvado, o orvalho surge frequentemente? É normal nesta altura porque com a baixa da temperatura noturna, a humidade que emitem as ervas do relvado, se transformam rapidamente em gelo.

Nesta situação, deve ter cuidado e não pisar demasiado a relva. Para ajudar a derreter o orvalho, regue ligeiramente toda a superfície. Se pretende fazer o último corta da época, espere até que o relvado seque por completo.

Desbaste as trepadeiras

Aproveite o inverno, altura em que as plantas estão em repouso, para pensar nas podas, sobretudo de árvores e arbustos de folha caduca.

Por exemplo, nas roseiras trepadeiras, tem que desbastar os ramos mais altos e eliminar os raminhos de dentro. Nas begónias, desbaste os ramos superficiais. Também deve podar as trepadeiras.

Estas são algumas das espécies mais adequadas para esta altura:

- Loureiro real

A folhagem sempre verde é a sua principal atração agora. É pouco sensível ao vento e aceita todas as terras. Vigie o oídio.

- Mahonia

Oferece ramos de flores amarelas e fragrantes a troco de poucos cuidados. Suprima as secas para aproveitar os frutos.

- Tuia globosa

Alcança entre um a dois metros de altura e tem folhagem que muda com a temperatura. Coloque esta planta em solo que não seque ao sol ou num local que apanhe sol e sombra.

artigo do parceiro:

Comentários