Largue (um bocadinho) a vassoura

Veja o que não se pode esquecer de fazer no seu jardim este mês

Em outubro, há mais para fazer do que apenas apanhar as folhas que caem das suas árvores e arbustos. 

Faça reparações e semeie relvado novo. Não existe qualquer risco em semear agora relva.

O solo está mais quente do que na primavera e, por isso, as sementes germinam e crescem rapidamente.

Se o seu jardim tem relvado que apresenta clareiras, volte a semear esses locais com o mesmo tipo de sementes. Existem, contudo, outras tarefas que não pode olvidar:

- É tempo de podar

Com uma boa ferramenta, pode os exemplares que terminaram a floração. Mas se a zona em que vive é muito fria, é melhor esperar pela chegada da primavera.

- Recolha as folhas

A maioria das árvores e arbusto começam a perder folhas a partir deste mês. Neste sentido, a missão principal deve ser recolhê-las à medida que caem. Pode utilizar estes desperdícios para fazer composto caseiro.

- Plante perenifólios

Gosta de coníferas? Em caso afirmativo, plante-as onde desejar. O mesmo para qualquer exemplar de folha perene. Prepare as covas com, pelo menos, um mês de antecedência e, se o tempo estiver seco, regue constantemente.

- Cubra os pés

Adelfas, jasmins, fucsias e buganvílias não suportam o frio. Para prevenir danos antes da baixa da temperatura, coloque a seus pés coberturas de palha ou cortiça.

- Mude árvores e arbustos de local

Esta é a altura ideal para mudar de lugar as árvores e arbustos que tenham crescido demasiado ou estejam mal colocadas. Informe-se bem das condições de que necessita e escolha um novo local para o seu exemplar.

Antes de o retirar, ate os ramos ao tronco para não os danificar e envolva o torrão de raízes em plástico ou serapilheira para proteger.

É tempo de:

- Clematite jackmanii
Trepadeira ideal para sombra ligeira, cresce melhor em pérgola do que junto a casa.

- Hebe
As espigas florais, em tons brancos, azuis ou rosa, saem com sol. Suporta bem a seca do solo e do ambiente. Faz jardins muito bonitos.

- Liquidambar
Agora, as folhas ganham tonalidade avermelhada e púrpura. Mantenha-a húmida todo o ano mas evite o excesso de calcário na água e no solo. Verá a diferença. 

artigo do parceiro:

Comentários