Jardim de aromas

As ervas aromáticas que deve plantar em sua casa (fotos)

varanda, o terraço ou até uma prateleira da cozinha pode ser um ótimo recanto de plantação para as suas ervas aromáticas preferidas.

Fáceis de cuidar, conferem um sabor delicioso aos pratos e saladas e, ainda, ajudam a poupar na conta do supermercado. Bastam os cuidados certos e alguma imaginação. Saiba como plantar ervas aromáticas em casa e dê um novo sabor aos seus pratos, de forma económica.

Nas grandes cidades, há cada vez mais pequenas hortas. É uma solução para quem quer poupar algum dinheiro mas também uma forma de lazer e uma paixão para quem defende um estilo de vida mais sustentável. O fenómeno das hortas urbanas tem origem no século XIX e apareceu, nos países do norte da Europa, em resposta à diminuição dos espaços verdes, devido à crescente industrialização.

Alecrim

Pode plantar em qualquer altura do ano, num vaso com 30/40 cm de profundidade, num local com sol pleno. Esta planta aromática precisa de pouca água. Basta uma rega semanal no verão para assegurar as suas necessidades de hidratação básicas. Deverá podar a seguir à floração para aparecerem novas flores e ramos. O alecrim pode ser colhido em qualquer época do ano. Use esta erva aromática em pratos de carne, de caça, de peixe e de massa, além de batatas assadas no forno, pão e foccacias.  

alecrim


Oregãos

Pode plantar os oregãos em qualquer altura do ano, num vaso com 20 cm de profundidade, num local com sol. Como envelhece bastante, deve ser replantada a cada dois anos. Regue pouco, pois não tolera água em excesso. Deve podar na primavera e colocar a secar, uma vez que são mais consumidos secos do que frescos. No inverno, deve protegê-los das geadas. Use em sopas, saladas, arrozes, molhos, massas, ovos e pizzas.

oregãos

Cebolinho

Muito saboroso e aromático, pode plantá-lo em qualquer altura do ano, num vaso com 10/15 cm de profundidade, num local com sol. Evite o excesso de água e a secura extrema. Quando reparar que está a ficar amarelo, corte essa parte na totalidade e não regue até voltar a ficar verde. Pode ser colhido em qualquer época do ano. Use em saladas, molhos de iogurte, pratos de arroz, omeletes, tartes e manteiga de ervas.

cebolinho

Coentros

Os coentros podem ser plantados em qualquer altura do ano, num vaso com 15/20 cm, num local com sol. Devem ser cultivados sozinhos pois, por vezes, inibem a germinação de sementes de outras plantas. Não gostam de água em excesso nem da secura extrema. Devem ser colhidos entre 15 dias a um mês, após a plantação. Vá cortando à medida das suas necessidades. Convém ter em quantidade (semeados em diferentes épocas do ano). Use em pratos de arroz, carne e peixe, saladas, sopas e caldeiradas.

coentros

Hortelã-pimenta

O seu sabor intensamente característico não deixa ninguém indiferente. Plante-a no outono ou na primavera, num vaso com 20/30 cm de profundidade, num local com sol e meia sombra. Deve ser plantada sozinha, pois não deixa crescer mais nada. Esta erva aromática, muito apreciada nos países árabes mediterrânicos, não aguenta a secura e, por isso, necessita de regas frequentes. Pode ser colhida 15 dias após a plantação. Use hortelã-pimenta em pratos de borrego, sopas, receitas com ervilhas, saladas, chás, gelados e sangrias.

hortelã-pimenta

Tomilho

Plante-o entre abril e maio ou entre setembro e outubro, num local com sol pleno. Coloque-o sozinho, num vaso com 20/30 cm de profundidade. Esta planta deve ser podada anualmente no final da floração e pode ser colhida em qualquer época do ano. Regue-a apenas quando está com a terra completamente seca. Esta erva aromática aguenta até cinco anos sem ser mudada de vaso. Use-a em pratos de carne, de caça e peixe, massas, sopas, tartes, legumes assados e compotas.

tomilho

Mangericão

Plante o mangericão no exterior, a partir de abril, num lugar com sol pleno. No interior, pode plantar todo o ano. Gosta de um vaso só para ele. Esta erva aromática precisa de regas regulares. Se não consome manjericão regularmente, tenha o cuidado de o aparar todos os 15 dias para fomentar o crescimento de novas folhas. Deve ser colhido entre 15 dias a um mês, após a plantação. Use-o em molhos de tomate, massas, saladas, pesto, pizzas, bruschettas e sopas.

Manjericão

Salsa

Pode ser plantada entre março e maio num vaso com cerca de 20 cm de profundidade, num local de meia sombra.Se tiver o cuidado de a manter na meia sombra e for cortando à medida que necessita, terá salsa durante todo o ano. Se consome muita salsa, plante vários pés. Esta erva aromática deve ser regada regularmente. Pode ser colhida entre 15 dias a um mês, após a plantação. Use em pratos de arroz, peixe e carne, tartes, pastéis e saladas.

salsa


Texto: Sofia Cardoso com Teresa Chambel (arquiteta paisagista e autora do livro «Um Jardim para Cuidar» de A Esfera dos Livros) e Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue Cincoquartosdelaranja.com)


artigo do parceiro:

Comentários