Cuidados a ter em fevereiro

A temperatura exterior também acaba por ter reflexos dentro de casa. Saiba o que deve fazer para ter este mês para ter plantas de interior mais saudáveis e vivazes

«Aproveite fevereiro quem folgou em janeiro», diz o ditado. O frio deste inverno exige cuidados acrescidos e nem as plantas mais resguardadas no interior da casa ou até mesmo no pátio ou no terraço escapam. Se, no primeiro mês do ano, descurou alguns dos trabalhos recomendados, esta é a melhor altura para recuperar o tempo perdido. Estas são as principais tarefas a empreender este mês para que as suas espécies botânicas favoritas se possam preparar para receber em força a primavera:

- Semeie para dar cor

Este é um bom mês para as sementeiras de interior. Nas jardineiras das janelas pode instalar plantas que darão cor à fachada da casa.

- Regue com precaução

Regue quando os substratos se encontrem secos no caso de cactos e aumente nas plantas que reiniciam a actividade e as que têm muitas flores.

- Adube sem químicos

Até ao próximo mês não aplique adubos químicos nas plantas de casa. No terraço pode aplicar adubo orgânico.

- Não pode todas as plantas

Pode apenas algumas Se algumas plantas apresentam vegetação pobre, corte-as quase ao nível do substrato. Pode também podar a poinsetia, a conhecida flor muito associada de Natal.

- Combata a seca

Se não tem plantas que tolerem a seca (catos e suculentas), aumente a humidade nas dependências com aquecimento.

Cuidados a ter consoante a localização das suas plantas:

- No interior quente
Estacas, renovos e divisões dão-se bem. Renove a ficus elastica e divida cintas e tradescâncias (erva-da-fortuna). Coloque as plantas novas em zona quente para enraizarem bem.

- No interior fresco
Elimine as raízes velhas e plante com substrato no os tubéculos de gloxinia, ciclamen ou begónias. A partir do fim do mês emitem rebentos.

- No terraço
A cochonilha ataca uma série de plantas nesta época. Elimine-as à mão ou com um pano empapado em álcool.

- No pátio
Renove o substrato superficial das plantas grandes e pesadas para beneficiarem de novos nutrientes.

artigo do parceiro:

Comentários