Como preparar árvores e arbustos para enfrentar o inverno

O frio, a chuva, o vento e a neve causam estragos em todas as plantas, mas as maiores acabam por correr maior perigo. Veja o que deve fazer para as proteger

Proteger árvores e arbustos nas semanas de outono, que antecedem a época das maiores intempéries, é uma preocupação de jardineiros e horticultores. O vento, o frio, a chuva, a neve e a geada podem ter consequências nefastas no desenvolvimento das espécies. Estes são alguns dos gestos preventivos a adotar logo após o fim do verão:

- Ate a ramagem

Ate os ramos das coníferas e palmeiras em caso de previsão de fortes geadas ou nevões. Caso contrário, o peso que terão de suportar perante fortes geadas pode quebrá-las.

- Coloque corta-ventos

Para minimizar os efeitos dos ventos fortes, instale uma cortina corta-ventos não totalmente opaca. O caniço, por exemplo, é indicado.

- Isole com plástico

Perante o frio, a melhor defesa é um isolamento com plástico. Rodeie a planta com três estacas e fixe o plástico ao solo, enterrando a parte inferior.

- Instale gelosias

Instale gelosias ou sebes. Qualquer destes elementos é adequado para travar a força do vento. Proteja as plantas das intempéries, instalando a solução mais apropriada para o seu caso.

- Plante sebes

Se se decidir por uma sebe, por exemplo de coníferas, escolha plantas em contentor e coloque-as enquanto o solo está quente num terreno bem adubado com estrume decomposto. A partir de agora, encontra exemplares de folha caduca com a raiz nua. Não deixe secar o sistema radicular.

- Retoque os caducifólios

Tem exemplares que perderam a folha? Agora, que entram no merecido descanso, é a altura de eliminar os ramos mortos ou doentes. Não se esqueça, entretanto, de colocar uma cobertura de húmus aos pés das plantas.

- Trate as feridas

Depois de qualquer poda em ramos com pelo menos três centímetros de diâmetro, não se esqueça de aplicar pasta cicatrizante para que a ferida feche rapidamente e sem problemas. O mercado tem várias pastas deste tipo.

artigo do parceiro:

Comentários