Cheflera que perde folhas

Esta planta tem um grau de adaptabilidade acima da média mas, ainda assim, pode ressentir-se da envolvente. Saiba o que pode fazer para solucionar o problema

Muito presente em lares e jardins portugueses, a cheflera é uma planta de interior fácil de cultivar e manter. Proveniente de um arbusto originário da Austrália, não exige grandes cuidados e geralmente também não dá grandes problemas. Mas há exceções e algumas delas têm a ver com a variedade da planta, uma vez que existem várias.

«Há dois meses comprei uma cheflera. Coloquei-a junto da porta da varanda para que receba bastante luz e rego-a uma vez por semana mas ultimamente observei umas manchas castanhas nas folhas, que acabam por cair. O que se passa?», interroga Joaquim Mendonça de Serpa.

«A sua cheflera (Shefflera actinophylla) tem todas as condições ideias para crescer e viver muito tempo. Estas espécies demoram a aclimatar e perdem muitas folhas. Isso é normal», considera um dos especialistas que habitualmente colabora com a revista Jardins.

«No entanto, para minorar a queda das folhas, regue apenas quando observar alguma murchidão. Para evitar problemas futuros, adube com fertilizante universal para folhas verdes no final do verão e volte a adubar no início da primavera», acrescenta ainda o especialista.

Este tipo de planta, que pode ser cultivada em vaso ou plantada diretamente no solo, gosta de terrenos que permitam uma boa drenagem e não tenham tendência para acumular água. Também sobrevive em locais com pouca luz mas, nesses casos, tende a apresentar um desenvolvimento mais lento. Deve ser regada entre uma a duas vezes por semana com pouca água.

artigo do parceiro:

Comentários