As sementeiras e as colheitas de setembro

O que tem de semear e os cuidados que deve ter para não ter más surpresas lá mais para a frente

Se tem uma horta, setembro é tempo de fazer novas plantações. Avance, por isso, com as que resistem ao frio.

Enquanto prossegue com a colheita de espécies hortícolas estivais, comece a semear as que resistem ao frio, nomeadamente rabanetes, alfaces e espinafres.

Antes disso, elimine os restos que não servem.

Verifique as proteções

Faça uma revisão exaustiva de coberturas, de lonas e de outras proteções das culturas. Renove todo o material que não se encontrar em perfeitas condições mas recorde-se que as coberturas de polietileno podem durar três a quatro anos.

Reduza a rega

Se as chuvas são insuficientes, deve continuar a regar embora utilizando menos água que nos anos anteriores. Remova o terreno se estiver compactado devido ás regas e ao sol do verão.

Trate os fungos

As doenças causadas por fungos como o míldio ou a ferrugem estão na ordem do dia. Trate as plantas de forma preventiva com fungicida de espetro amplo mas evite as horas de maior calor para as plantas não ficarem queimadas.

Proteja as suas plantações do sol

Proteja do sol as espécies que necessita de branquear para que fiquem mais tenras e menos amargas. Tape as plantas por completo ou apenas a parte mais perto dos ramos.

Frutos caídos? Recolha-os de imediato!

Se deixar os frutos no chão, estes apodrecem e propagam insetos pela restante produção. Também não deve permitir que a fruta caia das árvores. Recolha a fruta porque se ao cair a fruta abrir perde a consistência e o sabor. Já caíram alguns frutos? Aproveite para fazer sumos ou marmelada. A colheita deve ser feita ao início ou ao fim do dia.

Como cuidar das hortaliças para uma melhor colheita

Estes são os passos que deverá seguir:

- Os ácaros e alguns fungos podem ser uma ameaça para as hortaliças. Aplique acaricida ou fungicida consoante o caso.

- Coloque tutores para que os frutos não toquem no solo devido ao peso. Podem apodrecer se entrarem em contacto com a humidade.

- Elimine determinadas folhas (não todas) para que toda a energia da planta se concentre nos frutos. Consegue assim uma colheita com mais qualidade.

artigo do parceiro:

Comentários