Árvores e arbustos mais bonitos em janeiro

Os rigores do inverno exigem cuidados acrescidos. Certifique-se de que não falha nenhuma das medidas de proteção acrescidas exigidas nesta fase

As temperaturas invernais obrigam a cuidados redobrados com as espécies que mantém no seu jardim. Aplique óleo mineral misturado com fungicida. Nesta altura, até que as gemas brotem, necessita aplicar óleo mineral, uma vez por mês, para manter controladas as pragas de pulgões, cochonilhas e escaravelhos, entre outras. Reforce a ação misturando o óleo com fungicida.

A lista de tarefas deste mês inclui ainda os trabalhos que se seguem:

- Elimine ramos

Devolva a forma às árvores de sombra. Elimine o ramo central principal para que prosperem os secundários exteriores. Mas não toque nestes. Retire também os chamados ladrões e os ramos intermédios.

- Retoque os arbustos

Já que está com a tesoura de poda nas mãos, retoque os arbustos de flor estival. Elimine dois terços da copa da budleia.

- Proteja a sebe

Para que a sua sebe não passe frio, proteja as raízes com uma capa de palha com 5 a 10 centímetros de espessura em redor de cada tronco. Assim, também o solo conserva por mais tempo a humidade das regas.

- Coloque tutores

Aplique tutores nos exemplares mais jovens e faça a revisão dos nós para que o vento não constitua perigo para as plantas. Faça ligações fortes mas de forma a que não estrangulem o tronco.

- Evite as roturas

Agora que as árvores não têm folhas, pode detectar facilmente as roturas. As mudanças de temperatura próprias da época podem afectar algumas árvores. Se tem algum exemplar nessa situação, aplique produto cicatrizante directamente na ferida. Assim, os insectos perfurantes, fungos ou bactérias não podem penetrar na madeira e causar mais infecções.

- Use caniços para proteger os vasos

Os exemplares que se encontram envasados sofrem mais no inverno do que os estabelecidos no terreno porque as raízes estão mais expostas. As plantas friorentas, como o hibisco e a fucsia, devem ser levadas para a estufa ou, em alternativa, enterre o vaso até à borda e cubra com palha ou folhas de coníferas. Também pode tapar as espécies com caniço.

artigo do parceiro:

Comentários