Arbustos para todos os gostos

12 soluções para cada uma das zonas do seu jardim

Existem muitas espécies de arbustos. Algumas desenvolvem poucos ramos principais e outros formam espessuras praticamente impenetráveis.

Também existem arbustos esbeltos e compactos, estreitos ou mais largos, mais ou menos vistosos.

Selecionámos 12 espécies que classificámos por tamanhos e utilizações. Escolha a que mais lhe convém!

ARBUSTOS BAIXOS

Os arbustos baixos, com altura até 1,5 metros, resistem melhor ao vento e às intempéries ao aproveitarem, por proximidade, o calor do solo. Por isso, são os mais aptos para ocupar as primeiras posições nos grupos de plantas.

Rododendro
Bom para estar junto de árvores

Um dos rododendros mais pequenos, o Rhododendron yakushimanum, é também um dos mais bonitos devidoaos botões florais rosa que abrem em branco no final da Primavera. Gostam de climas frescos e húmidos e detestam sol forte. Exposição: Sombra ligeira Solo: Terra ácida e húmida Manutenção: Deve protegê-lo do vento, aplicar mulch de folhas nos primeiros anos, regar no Verão, eliminar ramos
estragados no final do Inverno e retirar regularmente as flores murchas à mão.

Hortênsia
Cuidado com os rebentos

Embora o branco seja a cor típica das espécies botânicas pertencentes ao género Hygrangea, as azuis e púrpura híbridas,
que pedem solos ácidos com muito alumínio para manter a cor, são as mais apreciadas. Exposição: Sol-sombra Solo: Deve ser rico em húmus. Deve evitar solos calcários Manutenção: Aplique turfa clara na Primavera, proteja com folhas secas os rebentos no Inverno e pode para eliminar os ramos mortos, a 5 cm do solo e em cada 5 anos.

Veja na página seguinte: As melhores variedades para sebes e maciços

Comentários