Aproveite setembro para transplantar

O nono mês do ano é uma boa altura para proceder a esta mudança. Saiba já por que deve transferir as suas plantas do vaso para o jardim e veja como proceder

A partir de meados deste mês, aproveite e comece a plantar novas espécies. Como não faz tanto calor, não existe o perigo de secarem e, além disso, o solo mantém uma temperatura óptima para que enraízem rapidamente. Por agora, plante apenas exemplares cultivados em vasos e floreiras. Sumerja o vaso em água um dia antes e cave um furo. Depois, deite no fundo adubo de libertação lenta. Retire a planta do vaso, coloque-a na cova e já está! Agora é só esperar para ver a sua planta crescer.

Esta é também uma boa altura para mudar plantas de recipientes que já se tornam pequenos para vasos maiores. Evite, contudo, o erro de as transferir para espaços demasiado grandes. «Quando mudar de vaso, mude apenas para um vaso ligeiramente maior», recomenda a arquiteta paisagista Teresa Chambel, autora do blogue Um Jardim para cuidar, diretora da revista Jardins e autora de livros como «Um jardim dentro de casa», publicado por A Esfera dos Livros.

«Ao mudar para um vaso ou para uma floreira muito maior, vamos ter de colocar muito substrato novo, que é fofo e arejado», explica. «Pode dar-se o caso da planta ficar com raízes muito soltas, com muito espaço livre e corremos o risco que se encharque com mais facilidade», adverte ainda. «A planta pode não enraizar e vir a sofrer de asfixia radicular», alerta Teresa Chambel, que sugere ainda «a utilização de um substrato igual ao que tem no vaso» da planta que vai transferir.

artigo do parceiro:

Comentários