Aprenda a plantar ananás… em vaso!

Sabia que podia transformar este fruto tropical numa planta ornamental? Descubra as seis etapas que deve seguir para o conseguir

O ananás é um fruto rico em vitamina C, betacaroteno, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Contém uma enzima com propriedades antivirais. Como vê, são imensas as vantagens do ananás e por, isso mesmo, tem bons motivos para aprender a plantá-lo. Revelamos-lhe agora os passos essenciais para o escolher e plantar correctamente.

A escolha

No supermercado ou em qualquer outra loja, deve escolher um ananás não pelo método habitual, o bom aspeto do fruto, mas sim pelo bom aspeto da rama. Esta é a primeira fase do processo, a que antecede a plantação. Note-se que dificilmente conseguirá produzir um novo ananás em casa. Pode, isso sim, obter uma bonita planta ornamental, que terá seguramente um significado especial para si.

A plantação em seis passos simples:

1. O corte deve ser baixo, bem dentro do fruto.

2. A parte removida pode ser consumida. Não há desperdício.

3. Pretendemos que a planta se estabeleça. Terá que se ocupar em enraizar. O excesso de folhas absorve energias. Mesmo as folhas que ficam não nos interessam. Ficaremos à espera de novas folhas.

4. Uma planta com a base húmida irá certamente apodrecer em contacto com terra molhada. Deixe secar bem.

5. Duas partes de mistura para orquídeas, uma parte de turfa e uma parte de terra vegetal. Em resumo, substrato leve.

6. O grau de sucesso é de cerca de 50%. Mas, na realidade, o que temos a perder além de algum tempo?

artigo do parceiro:

Comentários