3 ideias para locais secos que não exigem obras nem grandes complicações

Existem terrenos mais ressequidos que representam um desafio acrescido para os amantes de jardinagem. Mas também há soluções acessíveis!

Um solo mal drenado carece de arejamento, é pouco fértil e apresenta débil atividade bacteriana, o que faz com que a decomposição da matéria orgânica seja lenta. Embora a maioria das plantas não goste de estar neste ambiente, algumas até lhe são tolerantes. Estas são algumas das soluções a que, sem grande investimento, pode recorrer para tirar maior partido de solos secos:

1. Faça uma boa seleção de espécies botânicas. Plantas como os salgueiros e alguns bambús, por exemplo, suportam drenagem deficiente. Plante estas espécies sem ter que modificar a estrutura do terreno.

2. Crie um jardim aquático, bem pantanoso ou um lago. Neste último caso, instale uma bomba de água para aumentar a humidade natural.

3. Corrija o excesso de calcário. O liquidámbar, que se apresenta habitualmente vermelho ou púrpura, porque vive em meio muito alcalino, pode ver a sua coloração ficar amarelada devido ao excesso de calcário. Este excesso pode afetar também outras plantas. A causa é a clorose férrica. Faça a correção à base de terra vegetal e aplique corretor de solo.

artigo do parceiro:

Comentários