100 plantas para a primavera

Como cuidar todas as suas espécies favoritas na estação do ano em que as espécies botânicas florescem e os campos e os jardins se inundam de cores e aromas. Será que as conhece todas?

As condições climatéricas não obedecem necessariamente a calendários e a primavera pode chegar mais cedo... ou mais tarde! No entanto, todos os anos, por esta altura, o jardim enche-se de cores e aromas, ganhando novo fôlego para os meses seguintes. Esta estação marca o reflorescimento da flora e caracteriza-se pela instabilidade térmica e geadas que podem afetar algumas plantas. Em caso de geadas, proteja as plantas do seu jardim.

Estas são as 100 plantas que marcam a estação:

1. Prímula

Sombra e solo fresco constituem duas exigências desta planta para que tudo corra bem mas atenção porque podem favorecer o aparecimento de fungos. Em tempo crítico, faça tratamentos preventivos contra o míldio e o apodrecimento da raiz. Adube com húmus e divida as matas depois de florescer. Esta planta gosta de climas como o atlântico e o mediterrânico, à sombra.

2. Tulipa

É das plantas mais precoces. A tulipa floresce em poucas semanas, o que constitui uma vantagem relativamente a outras. Nesta época, deve ser plantada em vaso mas no Outono pode colocar os bolbos no terreno a 10 cm de profundidade, em solo ligeiro e bem drenado. Esta planta gosta de todos os climas e tolera sol pleno.

3. Margarida-do-monte

A Bellis perennis, também conhecida por margarida-do-monte, forma bonitas bordaduras e jardineiras. Mantenha a planta em terra normal de jardim, ligeiramente argilosa e fresca, com o sol a incidir pelo menos durante três horas por dia. Regue periodicamente durante a época das geadas. Esta planta gosta de climas como o continental e o mediterrânico, ao sol.

4. Viburnum

Esta planta está prestes a florir, caso ainda não o tenha feito. No próximo verão, faça estacas para obter mais exemplares. Corte estacas com 10 cm e coloque a enraizar numa mistura de turfa e areia. No que respeita ao clima, gosta de todos, exceto o tropical.

5. Marmeleiro-do-japão

Conduzido por uma parede, a Chaenomeles japonica dá flores mais bonitas sobre os seus ramos, contudo desprovidos de folhas. Para isso, convém que primeiro pode de forma drástica os rebentos do ano anterior no verão. Deve também aclarar os ramos crescidos ou envelhecidos. Dá-se em todos os climas, ao sol ou com luz de qualidade.

6. Narciso

As flores necessitam humidade constante no solo mas sem encharcar para não apodrecer o bolbo. Não corte as folhas até ficarem murchas. Nesta altura faça um adubo rico em azoto. Adapta-se a todos os climas, ao sol ou sombra ténue.

7. Limoeiro

Não se prive de ter no jardim uma fruteira como o limoeiro. Ao sol e em local quente e protegido, o limoeiro dá numerosos frutos. No jardim, plante limoeiros separados entre si pelo menos cinco metros e controle a cochonilha. Pode após recolher os frutos e antes de florescer. Esta planta gosta de climas como o mediterrânico, ao sol.

Veja na página seguinte: As preferências da camélia e da begónia

Comentários