10 truques de limpeza dignos de profissionais

São pequenas dicas que o podem ajudar a economizar e a poupar algum do trabalho que a lida da casa dá. Saiba quais são.

Nem sempre esfregar é a melhor opção e nem sempre comprar determinados produtos são sinal de eficácia. Por vezes limpar a casa pode ser um tormento e uma grande “viagem”, principalmente se é habitada por muita gente. Saiba como dar a volta à sujidade sem ter de perder muito tempo ou gastar muito dinheiro.

Sanita
Já é sabido o quão abrasiva pode ser esta bebida no polimento de alguns objetos por isso, nada como a usar em seu benefício. Despeje uma lata na sanita e nas paredes desta e deixe atuar durante a noite. Depois é só fazer uma descarga na manhã seguinte.

Limpar o teto
Não é, de todo, o melhor sítio para limpar... Cansa bastante e não é facilmente alcançável. Arranje um rolo de pintura e coloque-o num cabo; há cabos de vassoura que se ajustam perfeitamente; ou então suba a um escadote. Humedeça o rolo com água e um pouco de detergente e depois é só passar pela área.

Marcas de água
Nada como esfregar um pouco de maionese nas marcas de água que podem ficar em superfícies de madeira. Use um pano limpo e seco.

Na senda, cubra os autocolantes que não saem dos eletrodomésticos sem deixar resquícios com um pouco de maionese. Basta deixar atuar algumas horas e depois é só limpar.

Forno
O forno é um dos utensílios que também provoca alguns aborrecimentos. Após fazer alguns assados, bolos, tartes, etc... é inevitável que o mesmo comece a acumular gorduras e afins, principalmente nas grelhas. O ideal será limpá-lo sempre que é utilizado, mas sabemos à priori que tal não acontece por uma série de razões. Assim, nada como deixar as grelhas de molho durante a noite e usar uma mistura própria para o fogão:

Grelha – coloque a(s) mesma(s) na pia, num tanque ou na banheira (use uma toalha por baixo para evitar riscos), ponha por cima algumas folhas de rolo de papel e cubra a mesma com água quente. De seguida despeje uma garrafa pequena de vinagre e meio copo de detergente da louça. Esta solução deverá atuar durante toda a noite e ser enxaguada e seca no dia seguinte com um pano limpo.

Forno (pode optar deixar as grelhas) – este pode ter vários níveis de limpeza, dependendo do tipo de sujidade:
Limpeza simples – ligue o forno de modo a que aqueça um pouco e depois é só passar um pano húmido;
Limpeza média – quando a gordura já está um pouco agarrada, coloque um pires com amoníaco e deixe-o durante um dia. Isto permite que a gordura se solte e depois é só passar um pano húmido;
Limpeza a fundo – prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e água; 2 colheres de sopa para cada litro de água; espalhe-a no forno, ligue o mesmo durante 1h, desligue, aguarde até que fique morno e retire com um pano húmido.

Comentários