Exposição: “Uma Mesa no Mar” para saborear até fevereiro de 2017

Com a sua segunda exposição fotográfica, Inês Mendes, autora do blogue Ananás e Hortelã, vira a objetiva para o mar da Figueira da Foz. “Uma Mesa no Mar”, patente até fevereiro de 2017, faz mostra da paisagem litorânea, da faina e dos produtos com sabor a oceano.

Maria Inês Mendes tem 32 anos é médica veterinária de profissão e uma assumida apaixonada por culinária. Uma ligação ao mundo dos ingredientes, das confeções, da cozinha sazonal, sustentável e saudável expressa desde 2011 no blogue “Ananás e Hortelã”.

Uma página onde Inês Mendes corporiza outra das suas paixões, a fotografia. Depois de uma primeira mostra em outubro de 2014 (“A Alma da Minha Cozinha”), a Inês volta agora ao convívio com o público com uma nova exposição.

Em “Uma Mesa no Mar” Inês Mendes responde ao repto lançado pelo Núcleo Museológico do Mar, na Figueira da Foz: fixar em imagens alguns dos elementos identitários daquela cidade da região Centro, nomeadamente a ligação atlântica, ao peixe, ao marisco e à cozinha inspirada nestes produtos.

Diz-nos a autora do blogue Ananás e Hortelã a propósito do processo criativo e montagem desta exposição patente até 3 de fevereiro de 2017: “Foram dias diferentes, em que o peixe e o marisco reinaram e os bolos e as bolachas ficaram mais esquecidos, em que fotografei o que nunca antes tinha fotografado. E me diverti imenso a fazê-lo. E a melhor parte, depois de fotografar, comer os petiscos”.

“Estou feliz, por partilhar tudo isto convosco. A simplicidade de uma receita. A beleza dos elementos crus, dos brilhos, das escamas, do gelo. Uma exposição de imagens que vêm do meu mar, desse mar que se come na nossa mesa. Do peixe fresco nas redes, acabado de apanhar pelos pescadores locais”.

Para abrir apetites para a sua exposição, a Inês Mendes propõe-nos uns Tacos de camarão e abacate com molho de iogurte, coentros e lima, “aproveitando alguns dos camarões que sobraram de uma sessão fotográfica e que foram petiscados em seguida”.

“Uma Mesa no Mar”

Núcleo Museológico do Mar

Rua Governador Soares Nogueira, n.º 32 - Buarcos, Figueira da Foz

Mostra patente até 3 de fevereiro de 2017.

Exposição: “Uma Mesa no Mar” para saborear até fevereiro de 2017

artigo do parceiro:

Comentários