Dalai Lama

O actual líder espiritual tibetano, que se assume como nada mais que um monge budista



O título Dalai Lama significa "oceano de sabedoria" e os detentores desse título são considerados manifestações de Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão. Juntamente com a sua família, o jovem Dalai Lama foi para Lhassa, onde recebeu uma formação religiosa. Sua Santidade o Dalai Lama, Tenzin Gyatso, nasceu a 6 de Julho de 1935 na província de Amdo, no nordeste tibetano. A sua família era de origem camponesa e humilde. Quando tinha dois anos foi reconhecido como o décimo quarto na linhagem dos Dalai Lamas, tendo o seu antecessor morrido em 1933.

O título Dalai Lama significa "oceano de sabedoria" e os detentores desse título são considerados manifestações de Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão. Juntamente com a sua família, o jovem Dalai Lama foi para Lhassa, onde recebeu uma formação religiosa e espiritual intensiva.

Foi oficialmente entronizado em 22 de Fevereiro de 1940. Em 1959, o XIV Dalai Lama fez o seu exame final em Lhassa, durante o Grande Festival Anual de Orações, o Monlam, e passou com distinção, tendo recebido o mais alto grau de Geshe, aproximadamente o equivalente a um doutoramento em filosofia budista.

Tenzin Gyatso foi o primeiro Dalai Lama a contactar plenamente com a tecnologia moderna e manifesta um grande interesse pela ciência.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O que procura?

Comentários