Albert Einstein

O maior génio científico do século XX, que formulou a teoria da relatividade.



Físico americano de origem alemã que formulou as teorias da relatividade e desenvolveu o estudo sobre a física das radiações e a termodinâmica. Em 1905, publicou a teoria especial da relatividade e, em 1915, a teoria geral da relatividade. A sua concepção das leis básicas que regem o universo foi descrita na teoria de campo unificado, publicada por Einstein em 1953. Foi galardoado com o prémio Nobel da física em 1921.

As teorias da relatividade de Einstein revolucionaram o entendimento da matéria, do espaço e do tempo. Einstein também demonstrou que o comportamento da luz exibe semelhanças com o de uma partícula e, em 1905, trabalhou sobre o efeito fotoeléctrico, que governa a produção de electricidade a partir de metais sensíveis à luz. Também em 1905, investigou o movimento browniano, explicando-o de tal forma que não apenas confirmou a existência dos átomos, como estabeleceu a utilização deste movimento para a determinação das suas dimensões. Propôs igualmente a equivalência entre massa e energia, o que permitiu aos físicos o aprofundamento da compreensão da natureza do átomo, tendo também explicado a radioactividade e outros processos nucleares.

Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha e viveu em Munique e na Itália, antes de se ter estabelecido na Suíça. Desaprovando o militarismo alemão, tornou-se cidadão suíço e foi inspector de patentes em Berna. No tempo livre de que dispunha, realizou um doutoramento em Zurique onde, em 1909, se tornou professor universitário. Depois de ter ensinado em Praga, em 1911, voltou a Zurique em 1912. Em 1913, ocupou um lugar criado especialmente para si no Instituto de Física Kaiser Wilhelm, em Berlim. A confirmação da teoria da relatividade a partir do estudo do eclipse solar de 1919 tornou-o mundialmente célebre. Privado do seu lugar berlinense pelos nazis, emigrou para os Estados Unidos da América em 1933, tornando-se professor de matemática e membro permanente do Institute for Advanced Study em Princeton.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O que procura?

Comentários