Sucessos e insucessos

O medo de errar, de fracassar e de ficarmos deprimidos com isso empurra-nos para a nossa zona de conforto.

Muitas vezes perdemos os nossos sonhos e oportunidades na vida por medo de errar, de arriscar, de seguir adiante. A noção que temos do risco de errar, por maior ou menor que seja, faz com que nos limitemos a um determinado contexto para diminuir o erro. Então perdemos a coragem de arriscar e ficamos paralisados.

O medo de errar, de fracassar e de ficarmos deprimidos com isso empurra-nos para a nossa zona de conforto, fazendo-nos acreditar que é melhor ficar ali. Estamos na zona de conforto, aconchegados, deprimidos na mesma e/ou cheios de tédio, mas confortáveis.

A noção do risco é importante porque efetivamente nos salva imensas vezes, mas a noção de acreditar que é com os erros que muitas vezes vamos aprender e aperfeiçoarmo-nos é fundamental. Vivemos num mundo dual, onde o caminho dos sucessos e insucessos é o caminho de todos nós. Ninguém vive só sucessos, tal como ninguém vive apenas insucessos. Ambos fazem parte do equilíbrio natural de acontecimentos e aprendizagens.

Então, todos estamos sujeitos a fracassar em algum momento. Nenhum de nós quer fracassar mas todos estamos sujeitos a esse acontecimento. E é aqui que reside um dos nossos maiores obstáculos, aquele que mais sonhos derruba e que mais sem ação nos deixa: A falta de coragem para fracassar quando assim for necessário à nossa evolução.

O que procura?

Comentários