Ayurveda

A medicina ayurvédica é um sistema baseado nos milenares Vedas e na antiga tradição védica


O Ayurveda, também conhecido como medicina indiana ou medicina ayurvédica, é uma grande fonte de integração de todos os níveis da nossa existência humana (Sens, 2006).

A medicina ayurvédica é um sistema baseado nos milenares Vedas e na antiga tradição védica, que oferece conhecimentos práticos de como ter uma vida saudável e significativa. A sabedoria védica é atemporal, ilimitada e, portanto, de grande importância nesta época (Frawley, 1996). Os primeiros documentos históricos relativos ao Ayurveda foram encontrados no Rig Veda e no Atharva Veda, dois dos quatro vedas principais da antiga Índia. A palavra “veda” significa literalmente conhecimento (Verma, 1995).

O Rig Veda faz referências às artes médicas e de cura, enquanto que o Atharva Veda contém os ensinamentos básicos do Ayurveda, fornecendo instruções para impedir as doenças e as calamidades. Não é um tratado exclusivo sobre medicina, mas também aborda outros aspectos da vida como o material, social, político, etc. O Atharva Veda infere sobre os seguintes aspectos da saúde:

• alimentos e digestão;
• modos de ampliar o intelecto;
• modos para se livrar das enfermidades e o conhecimento sobre plantas medicinais;
• modos para manter a boa saúde e a longevidade
• instruções para se livrar das más características e adquirir caráter e personalidade agradáveis.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O que procura?

Comentários