O trabalho de preparação da mente

O funcionamento do nosso organismo - o hipotálamo

Com pouco mais de 7 gramas de peso, o hipotálamo é o centro de abastecimento dos nossos pensamentos e sentimentos. Ele recebe cada pensamento e emoção criados pela nossa consciência e subconsciência como impulsos nervosos, e traduz esses impulsos em produção hormonal. O hipotálamo governa todas as glândulas produtoras de hormônios no corpo.

Também contata e comanda a comunicação, o controle e a integração das funções de cada célula, cada órgão e de cada sistema dentro do corpo.

No entanto, há algo de mais poderoso em nós.

Podemos controlar esse órgão com nosso pensamento.

O hipotálamo é uma fábrica de substâncias responsáveis pelas emoções (os peptídeos - uma seqüência de aminoácidos). Nós montamos através desses peptídeos nossos estados emocionais.

Portanto fabricamos essas substâncias a partir desses estados e transformamos nossos sentimentos e excreção desses líquidos em uma espécie de vício emocional/corporal. Nosso corpo possui substâncias para a raiva, a tristeza, a depressão, o medo, o desejo, a vitimização, a auto violência, a abnegação, o auto sacrifício, etc. Portanto, devemos estar atentos aos nossos estados emocionais para a construção de pensamentos mais eficazes. Esse é o nosso primeiro grande trabalho, e posso afirmar, o mais difícil, pois nossas emoções estão acostumadas a comandar nossas vidas.

Mas, como fazemos para transformar emoções cristalizadas há muito tempo? Muitas vezes são emoções, formas de sentir, agir e reagir profundamente enraizadas em nosso subconsciente. No entanto, não devemos desanimar diante das dificuldades. Lembre-se, você está determinado a transformar sua vida e para isso é preciso mudar esses padrões de funcionamento. Como todo vício quando combatido, devemos passar pela crise de abstinência. Muitas vezes não conseguimos passar por esses processos de mudanças sozinhos. Quando isso acontecer, quando percebermos que as emoções negativas, principalmente as relacionadas ao nosso merecimento, auto estima, capacidade criativa estão muito comprometidas, porque não procurar a ajuda de um treinador ou terapeuta? Ao menos na primeira fase, muitas vezes necessitamos de ajuda, não devemos desistir.

Quando vivenciamos um determinado estado emocional, o hipotálamo produz o peptídeo correspondente e este é lançado através da pituitária para a corrente sanguínea e daí para as demais partes do corpo.

Toda célula de nosso corpo possui receptores em sua superfície, como uma fechadura - o peptídeo se conecta à célula como uma chave que entra nessa fechadura e envia um sinal para a célula. Ou seja, as células recebem os peptídeos relativos à determinada emoção. Isso se chama padrão de funcionamento.

Precisamos abandonar sentimentos negativos do passado, pois eles não pertencem mais ao presente. O que você vive hoje em seu momento presente, é apenas o resultado desses pensamentos e sentimentos do passado.

Saiba mais na próxima página

O que procura?

Comentários