Introdução aos Trânsitos

Dá-se o nome de Trânsitos às posições diárias dos planetas

Antes de mais, uma informação: este artigo, pela sua previsível extensão, teve que ser divido em “partes”. As próximas surgirão em devido momento.

Dá-se o nome de “trânsitos” às posições diárias dos planetas quando actuam e afectam a nossa carta natal. A carta natal nunca muda. É sempre a mesma desde o momento exacto em que nascemos. No entanto, as energias renovam-se diariamente – os trânsitos – sobre o campo magnético do nosso planeta, afectando-nos, para situações mais facilitadas ou outras, mais pressionantes, sempre de acordo com a forma como reagimos.

A verdade é que não temos que reagir negativamente às situações mais tensas. Mas fazemo-lo frequentemente. Não somos educados e preparados para deixarmos fluir com os astros, sem deixar que estes nos controlem. Não é o que acontece no dia-a-dia. Deixamo-nos influenciar, para a seguir dizermos: “tenho azar na vida”. São poucos os que se lembram dos bons momentos.

Os planetas mais rápidos (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte) tratam e corroboram os assuntos quotidianos e pessoais da nossa vida. Os planetas mais pesados e lentos são os que operam as grandes mudanças. Os trânsitos são o mundo externo a afectar-nos. As “progressões” são as mudanças de consciência interna, os quais modificam, por sua vez, o ambiente externo em que vivemos Porque motivo um dia estamos mais sensíveis que outro? Porque razão um dia estamos mais afáveis e cordiais que outro? Talvez tenhamos um trânsito de Vénus ao nosso Sol ou à nossa Lua. Reagimos inconscientemente perante isto. Estamos mais nervosos do que é habitual? Talvez Mercúrio em trânsito esteja a fazer um aspecto a Marte.

Mercúrio a transitar sobre Saturno pode criar um ou dois dias mais apreensivos, ao ponto de parecer uma depressão, se quisermos ver a situação como negativa. Ou então, assumimos mais responsabilidade do que habitual, se soubermos trabalhar positivamente as energias de Saturno. O oposto, se é Saturno a transitar sobre Mercúrio, demorará muito mais tempo (vários meses) e exige mais paciência, pois o movimento de Saturno é mais lento, além de ser frequente avançar, retrogradar e voltar a avançar.

Veja a continuação do artigo na próxima página 

O que procura?

Comentários