Regras para um relacionamento perfeito

Qualquer relacionamento tem os seus altos e baixos e há momentos em que a rotina também se intromete, acabando por comprometer o que outrora era bom. Saiba como contornar isso.

Não há nenhuma fórmula exata nem ninguém lhe vai dar a certeza que se seguir estas regras o seu relacionamento vai durar a vida toda, mas são ingredientes fundamentais num relacionamento, para que este seja saudável e consistente. Leia quais são...

Comunicação
Lá estão eles a bater na mesma tecla, pensa você... mas, lamentavelmente continua a ser um handicap, uma falha considerável em muitos dos relacionamentos. Não tem a ver com falar muito ou pouco, mas sim falar sobre o que vai na alma, expressar-se, e dar ao outro feedback acerca de sentimentos, objetivos, inquietações, etc... E, no caso de uma discussão façam um favor a vocês mesmos: afastem-se um do outro, acalmem-se e estejam de novo só quando sentirem que estão aptos para falar (e não para gritar), mesmo que seja no dia seguinte. No calor do momento dizem-se muitas coisas – por vezes nem são sentidas, mas são usadas somente para magoar – que não era suposto e o problema pode ser que o parceiro não as consiga esquecer.

Escutar
Não basta falar acerca de si e achar que é assim que se faz a comunicação. Escutar significa que o seu parceiro vai perceber que se preocupa e tem interesse por ele, mesmo que seja a falar de algo que não gosta. Saber escutar irá fazer com que comuniquem melhor, criarão laços e a cumplicidade tomará conta.

Compreensão e tolerância
Versões há muitas! Tente colocar-se e perceber o lado do parceiro e não faça julgamentos prematuros. É certo que têm afinidade, que são um casal e que têm muita coisa em comum, mas não é suposto pensar ou agir de igual forma. Não obstante lembre-se que, se também gosta dos seus momentos de independência e liberdade, não limite os do parceiro. Se a atitude e comportamento do parceiro lhe parecem corretos, na medida em que não lhe causam danos físicos nem emocionais, deve ser tolerante.

Comentários