Nos dias de hoje, devido a uma vida mais acelerada e agitada, não é fácil existir uma coexistência livre de fricções, mas deixamos-lhe aqui algumas dicas que, com algum esforço e boa vontade, o podem ajudar.

Entreajuda
O segredo está em dividir as tarefas e tentar que não se sobrecarregue um dos parceiros, uma vez que isto pode levar a um cansaço extremo e, consequentemente, a alguma irritação e rutura. Tudo irá depender da cumplicidade que tenha com o parceiro, mas devem estipular muito bem aquilo que cada um tem de fazer e os timmings para tal. Um terá de complementar a indisponibilidade do outro e vice-versa.

Agendar
Para casais cuja vida profissional seja mais ativa a nível de horários é fundamental que se sentem e organizem a semana, por fim a que haja um dos parceiros a assegurar o que tem de ser feito. Por exemplo, se tem uma reunião que sabe que vai acabar tarde, já sabe de antemão que não vai poder fazer o jantar (caso seja uma tarefa sua); se tem uma reunião cedo provavelmente não irá conseguir levar os filhos à escola, entre outros. O ideal é que estudem bem a agenda da semana, verifiquem as opções e estipulem o que cada um tem de fazer. Inconvenientes de última hora serão evitados e ninguém será apanhado de surpresa!

Simplificar
Hoje em dia já há mecanismos que irão ajudar e facilitar o dia a dia. Poderá optar pelas compras online com entrega ao domicílio, escolher a escola perto de casa, morar perto do trabalho ou com uma boa rede de transportes, etc... O objetivo é simplificar e otimizar o seu tempo e, preferencialmente, não ligar a coisas irrelevantes como não fazer a cama, alguma louça suja que tenha ficado no lava louças, enfim... relativize! Há coisas bem mais importantes ao fim do dia tal como descansar e dormir.

Definir prioridades
Não lhe dizemos que deve escolher um em prol do outro, mas se pensar bem é capaz de ser mais fácil arranjar um emprego novo do que uma família nova. Tente, acima de tudo, cultivar e dar alguma prioridade aos seus compromissos pessoais: reuniões escolares, idas ao médico e/ou cirurgias, jantares e escapadinhas românticas, apoio aos seus amigos, etc... É fulcral que o faça para garantir que a sua vida profissional não impede a sua presença em atividades pessoais.