Geralmente um casal procura uma terapia quando não encontra novas maneiras de lidar com os conflitos e crises, quando já estão num nível de tensão tão grande ao ponto de desestabilizar a relação. Há muitos problemas que podem levar um casal a procurar a terapia conjugal, tais como aumento das discussões, insatisfação na área sexual, dificuldades específicas ou um conjunto de problemas que não conseguem resolver, uma tentativa de salvar o relacionamento antes de se separar, incapacidade para resolver conflitos, etc.  As crises mais comuns no casamento estão relacionadas com a dificuldades de comunicação, o medo de abandono ou rejeição, problemas individuais, expectativas diferentes quanto à relação e à visões de mundo diferentes. Muitos casais que procuram psicoterapia alegam como causa principal da crise que estão a passar, entre outros:

-ciúmes,

- mudanças no modo de ver ao relacionamento e/ou a si próprio,

-traição,

-divergência na educação dos filhos e na resolução de problemas quotidianos,

-problemas sexuais

- nascimento do primeiro filho

- doenças na família

- modificações que envolvem trabalho

- reforma

Leia sobre: Saiba porque nos casais fortes há sempre uma pessoa racional e outra emocional

Porque há muitos casais que passam por estes períodos sem viver uma crise, e outros não? Na verdade, a resposta está na dinâmica do relacionamento entre o casal e na estrutura psicoemocional de cada um deles. Cada um destes períodos têm suas peculiaridades e o grau que eles irão afetar um casamento ou uma relação depende muito de cada um dos parceiros e do modo que eles interagem entre si e com as dificuldades. Caso sinta dificuldades em vencer a crise sozinho ou dependendo da natureza do problema, é importante procurar ajuda de um psicólogo, seja para fazer psicoterapia de casal ou individual. Ter em vista que existe ajuda profissional apropriada é relevante, pois muitos casais vão passando por cima dos conflitos que surgem no decorrer do relacionamento sem resolvê-los em seu íntimo, então os conflitos vão-se acumulando e tomando uma dimensão cada vez maior, e o casal acaba só por procurar ajuda quando já é tarde demais.

Nesse momento é comum que o casal se sinta mais preocupado com as consequências do novo problema, o que pode ser positivo, pois se o casal procura primeiro o terapeuta ao invés do advogado, é sinal de que ainda há um grau de esperança para que a relação volte a funcionar.

A terapia de casal é uma terapia conjunta, centrada no relacionamento amoroso e visa:

- Melhorar a comunicação

- Enriquecer os comportamentos positivos

- Desenvolver habilidades de resolução de problemas

- Mudar padrões de comportamentos que levam à discórdia conjugal

- Aliviar problemas sexuais

- Reestruturar padrões de pensamentos disfuncionais e prejudiciais

- Buscar a diminuição progressiva dos conflitos destrutivos

- Avaliar as crenças quanto ao relacionamento

Saiba também: Estes sinais indicam que está na hora de terminar a sua relação

O propósito do terapeuta de casal é ajudá-los a sair do impasse: continuar juntos ou separar-se.

Inicialmente é feita uma avaliação cuidadosa do relacionamento através de reuniões conjuntas e se necessário entrevistas individuais, esboçando-se um plano de tratamento. O casal encontrará a oportunidade de conversar, expressar as suas dificuldades e desejos, sempre com a mediação do terapeuta de casal, que tem como papel fundamental, auxiliá-los a criar novas habilidades para lidar com suas divergências de uma forma assertiva e funcional, bem como contribuir para que os parceiros transformem as suas expectativas em realidade.

Saiba mais: Salve a sua relação